Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo “Cuba acordou” mostra protestos contra o comunismo em Cuba #boato

Vídeo “Cuba acordou” mostra protestos contra o comunismo em Cuba #boato

Vídeo “Cuba acordou” mostra protestos contra o comunismo em Cuba, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo chamado “Cuba acordou”, que mostra veículo blindado de policiais cercado pela população em protesto, foi gravado em Cuba e é referente a manifestações contra comunismo.

Os protestos contra o governo de Cuba promovidos por parte da população desde o último fim de semana têm chamado atenção e gerado debate político aqui no Brasil. Tanto que notícias falsas sobre o assunto têm rodado a web brasileira. Outro dia desmentimos a informação falsa que Raúl Castro teria fugido para Venezuela. Hoje, a história é outra.

Um vídeo tem circulado em redes sociais como se fosse do protesto do último fim de semana. Nas imagens do arquivo (que não será exibido aqui) há uma sequência. Na primeira parte, um veículo blindado de policiais é cercado e arrastado pela população em imagens filmadas de cima de um prédio.

Na segunda, policiais com um capacete FF.EE. (esse detalhe é importante) e uma numeração filmam a situação de dentro do veículo. Em meio a muitos gritos (de dentro e de fora), o clima é de desespero. No vídeo, há a seguinte mensagem sobreposta: “Cuba acordou. Glória a Deus!! #Mito2022”. Leia uma das mensagens que tem circulado com o vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

SE CUBA ACORDOU E ESTÁ CAINDO FORA PRQ NÓS IREMOS ENTRAR? VAMOS ORAR POR CUBA! PRQ LUTA DESSE TIPO GERA MTO SANGUE E MTA DOR. E SEJAMOS CONSCIENTES! NÓS AINDA PODEMOS EBITAR ISSO NO BRASIL! #FORA A ESQUERDA NO BRASIL! CUBA NESTE MOMENTO ESTÁ SENDO UMA VISÃO OPORTUNA DO QUE DEVEMOS EVITAR #OComunismo! #RaciocinioInteligente! NÃO EXISTE ESQUERDA DEMOCRATICA. NÃO EXISTE COMUNISMO DEMOCRÁTICO NÃO EXISTE DITADIRA DEMOCRÁTICA,SÃO SÃO ANTAGÔNICOS. TODA ESQUERDA É COMUNISTA TODO COMUMUSMO É DITADURA.

Vídeo “Cuba acordou” mostra protestos contra o comunismo em Cuba?

O vídeo (que, vamos ser sinceros, não é nada legal de se ver) começou a circular com palavras de incentivo aos protestos. Só há “aquele detalhezinho”: as imagens nada têm a ver com os protestos em Cuba do último fim de semana.

Quando nos deparamos com o vídeo, logo ficamos desconfiados. Isso porque não é de hoje que manifestações populares são palco de fake news do tipo “vídeos falsos”. Sem falar em manifestações no Brasil (porque iam ser “litros de fakes”), há casos com desmentidos sobre protestos (entre outros países) na Argentina, Itália, França e Chile (gravem bem este nome).

Como o vídeo é de péssima qualidade (como normalmente são vídeos de fake news), são foi possível (pelo menos nas nossas buscas) encontrar a origem dele por meio de programas como o InVid ou buscadores. Com isso, resolvemos nos atentar a detalhes. Foi aí que o capacete com FF.EE e o “Chile” cruzaram o nosso caminho.

Ao tentar identificar que força policial seria a FF.EE chegamos aos Carabineros de Chile, uma força especial subordinada ao governo do Chile. Com isso, resolvemos buscar por possíveis incidentes envolvendo Carabineros sendo cercados pela população. Foi aí que chegamos à verdade (somos demais, né?).

Esta matéria do O Globo de 13 de novembro de 2019 fala que o caminhão policial foi cercado por manifestantes contrários ao presidente Sebastián Piñera. A imagem de destaque da matéria é justamente um print do vídeo que está viralizando em redes sociais. Ao buscar pelo conteúdo em espanhol também achamos publicações do Chile e do Peru falando sobre o caso.

Resumindo: ao contrário do que apontam mensagens que circulam online, o vídeo “Cuba acordou” não é de protestos da última semana contra o comunismo na ilha. Na realidade, o vídeo é de 2019 e foi gravado em meio a protestos no Chile.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: