Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra comemoração em La Paz (Bolívia) após a renúncia de Evo Morales #boato

Vídeo mostra comemoração em La Paz (Bolívia) após a renúncia de Evo Morales #boato

Vídeo mostra comemoração em La Paz (Bolívia) após a renúncia de Evo Morales, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em imagens, bolivianos aparecem comemorando em La Paz (Bolívia) a renúncia do ex-presidente Evo Morales.

A situação na Bolívia anda pra lá de tensa. Com a reeleição de Evo Morales pela quarta vez e suspeitas de fraude, oposição e apoiadores do governo entraram em embate. Houve violência e muito quebra-quebra, não deixando outra alternativa a Evo Morales se não a renúncia.

O discurso de renúncia veio no domingo, dia 10 de novembro de 2019, junto com o vice-presidente, o presidente do Senado e também da Câmara de Deputados. Após os pedidos de renúncia, sobrou até para a ex-presidente do Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia que foi presa suspeita de fraudar as eleições bolivianas.

Em meio a todo esse burburinho, vídeos e mais vídeos não param de pipocar nas redes sociais. Mas um, em especial, chamou a atenção. De acordo com publicações, as imagens mostrariam as supostas comemorações de bolivianos após a renúncia de Evo. No vídeo, é possível observar milhares de pessoas nas ruas segurando cartazes com o hino da Bolívia de fundo. Algumas mensagens falam que o vídeo teria sido feito em La Paz, outras afirmam que as imagens teriam sido gravadas na “capital”, algumas simplesmente não citam a informação, enquanto outras afirmam se tratar de um momento pós-renúncia. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: “Desde ontem a Bolívia comemora o fim da tirania da esquerda de Evo Morales em sua capital”. Versão 2: “Bolívia comemora a renúncia do Evo Morales. Foram mais rápidos e mais firmes, protestaram diariamente sem parar. Aqui os protestos são de domingo com hora marcada para começar e terminar. Por isso que não muda nada”. Versão 3: “Festa em Lá Paz , Bolívia !!!!! População comemora a saída de Evo Morales da presidência”. Versão 4: “Capital da Bolívia ontem à noite em festa, comemorando sua libertação do domínio da esquerda . EVO, nunca mais. Adeus COMUNISMO !!”.

Vídeo mostra comemoração em La Paz (Bolívia) após a renúncia de Evo Morales?

A informação deixou muita gente motivada, especialmente pela situação de tensão pela qual passa a Bolívia. Mas será que essa história de vídeo mostrando a comemoração de bolivianos pós-renúncia de Evo Morales é real? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Ao ler as mensagens, a dúvida se instalou. Isso porque as publicações seguem aquele velho roteiro de fake news na internet: são vagas, alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Além disso, o histórico de vídeos fora de contexto na internet é bastante longo. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversos deles, como a história que apontava que Dias Toffoli aparecia em vídeo comemorando a soltura de Lula e a decisão do STF. Também o vídeo que mostraria a chegada de Lula em São Bernardo do Campo com fogos de artifício e, por fim, as imagens que mostrariam a queda de estrutura do supermercado Assaí, em Aracaju (SE).

Resolvemos, então, buscar mais informação sobre o assunto e vamos te contar: não foi nada fácil, mas conseguimos chegar à verdade. O vídeo não foi gravado em La Paz e muito menos mostra uma comemoração após a renúncia de Evo Morales.

Para chegarmos à história real, primeiro realizamos uma busca pela situação pela qual passava a Bolívia logo após a renúncia de Evo Morales. Descobrimos que os protestos seguiram (inclusive, protestos violentos) e algumas comemorações ocorreram. Entretanto, não encontramos nenhuma referência ao vídeo que mostra toda a multidão.

Buscando mais detalhes, também descobrimos que a cidade do vídeo não é La Paz, mas sim Santa Cruz de La Sierra, bastante conhecida pela estátua do Cristo Redentor que fica posicionada no centro da cidade. Vale ressaltar aqui, aliás, que a capital da Bolívia é Sucre e não La Paz.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o vídeo e acabamos encontrando versões do vídeo anteriores à renúncia de Evo Morales. As imagens foram compartilhadas durante os protestos após a eleição (que ocorreu no dia 20 de outubro) e até mesmo ao longo das eleições bolivianas.

Em resumo: a história que diz que vídeo mostra comemoração em La Paz (Bolívia) após a renúncia de Evo Morales é falsa! O vídeo não foi gravado em La Paz, mas sim em Santa Cruz de La Sierra. Além disso, a comemoração não tem nada a ver com a renúncia de Evo Morales, uma vez que as imagens já circulam na internet desde a época das eleições. Ou seja, toda a história é balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/32o6L2N