Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra queda de estrutura no supermercado Assaí em Aracaju (SE) #boato

Vídeo mostra queda de estrutura no supermercado Assaí em Aracaju (SE) #boato

Vídeo mostra queda de estrutura no supermercado Assaí em Aracaju (SE), diz boato (Foto: Reprodução/Instagram)

Boato – Um vídeo mostra a queda de estrutura do supermercado Assaí na cidade de Aracaju, em Sergipe. Nas imagens, os trabalhadores da construção fogem pelas colunas de aço para salvar as suas vidas antes do colapso.

Você que acompanha o Boatos.org já sabe que muitos dos boatos que circulam a internet surgem de distorções de vídeos, que são ‘readaptados’ para contar uma história falsa, atrair a atenção dos internautas e viralizar online.

Em mais uma dessa série, recentemente, um vídeo que está circulando nas redes sociais assustou a população, principalmente os moradores da cidade de Aracaju, em Sergipe. As imagens supostamente mostram a queda da estrutura do supermercado Assaí na região de Aracaju. Os trabalhadores da construção fogem pelas colunas de aço para salvar as suas vidas antes do colapso. Veja o texto original da publicação e o vídeo que está no YouTube:

Colapso na montagem de estrutura do Atacado Assaí Sul (Av. Melício Machado – Aracajú, SE) Funcionarios descendo pelas colunas igual homem aranha para salvar suas vidas.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Vídeo mostra queda de estrutura no supermercado Assaí em Aracaju (SE)?

As cenas fortes do tal vídeo do colapso da estrutura de aço chocaram e ganharam vários compartilhamentos nas redes sociais. Mas será mesmo que se trata da queda da estrutura do supermercado Assaí em Aracaju (SE)? A resposta é não! E nós te contamos o porquê a partir de fatos.

O primeiro deles é que a mensagem da publicação que está rodando online possui todas as características de boatos: é vaga (não explica mais detalhes sobre o acidente), alarmista (tem o intuito de causar alarde na população), possui vários erros de português e, ainda, não cita fontes confiáveis que possam dar credibilidade ao que está sendo noticiado.

Além disso, não é de hoje que vídeos são utilizados fora do contexto para espalhar histórias falsas na internet. Você deve se lembrar do boato que desmentimos aqui sobre o incêndio criminoso no Estádio Mané Garrincha, em Brasília; do caso em que se dizia que cristãos de Moçambique estavam sendo queimados vivos por rebeldes; e, ainda, do falso vídeo que mostrava 300 crianças congeladas que foram encontradas na China.

E por falar em fontes confiáveis de notícia, chegamos ao segundo fato. Ao buscarmos pela tal história do colapso da estrutura do Assaí em Aracaju, nada encontramos (se fosse real, sem dúvidas, viraria notícia).

E, para fechar, em terceiro lugar, ao buscarmos pelo vídeo, descobrimos que ele já está no YouTube desde o mês passado e se trata, na realidade, de um acidente que ocorreu na cidade de Salatinga, na Indonésia, no dia 19 de outubro deste ano. A estrutura de ferro da construção para expansão da fábrica de calçados PT SCI, na região sul da cidade, desabou supostamente após um erro na montagem dos ferros.

De acordo com a reportagem do jornal Mata Lensa News, além de os ferros utilizados na construção serem muito pequenos, a distância entre as colunas da parede foi muito grande, o que ocasionou o colapso.

Resumindo: A história que aponta para a queda da estrutura do supermercado Assaí em Aracaju (SE) é falsa. O vídeo se trata, na verdade, de um colapso que aconteceu na construção de ferro de uma fábrica de calçados na cidade de Salatinga, na Indonésia, no mês passado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2r1oZdp