Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Venezuela está distribuindo papelão moído como se fosse atum enlatado #boato

Venezuela está distribuindo papelão moído como se fosse atum enlatado #boato

Venezuela está distribuindo papelão moído como se fosse atum enlatado, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O governo de Nicolás Maduro está distribuindo papelão moído para as pessoas como se fosse atum enlatado. Vídeos mostram a fraude.

É fato que a situação na Venezuela não é nada fácil. Por conta de um governo ditatorial e um embargo estrangeiro que sufoca as finanças locais, o país comandado por Nicolás Maduro enfrenta indicadores econômicos ruins e uma barulhenta oposição.

Muitas pessoas desta oposição estão viralizando uma suposta denúncia contra um atum que está sendo enviado para a população. Vídeos de pessoas colocando o pescado em uma peneira e os lavando até resultar em uma massa marrom estão circulando junto com a informação de que o governo estaria, na realidade, enviando papelão picado enlatado para as pessoas. Leia as mensagens:

Versão 1: O socialismo Bolivariano do Foro de São Paulo (ou Grupo de Puebla) exagera na mentira: Caixa de papelão moído que o Maduro está dando para o povo venezuelano comer, dizendo que é atum. Daqui a pouco vem a picanha trans.. Versão 2: Maduro, na Venezuela, passando papelão moído por atum !!!! Versão 3: Maduro está entregando papelão moido ao molho para a população mentindo que é Atum. Dessa forma, está matando a população envenenada. Sabe porque ele não mostra o rosto? Porque vai morrer. Mais dentro desse produto tem veneno pra exterminar aos pouco cada pessoa.

Venezuela está distribuindo papelão moído como se fosse atum enlatado?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Os vídeos se espalharam com muita força em países de língua espanhola e, por motivos políticos, passaram a ser distribuídos pela direita aqui no Brasil. Porém, não é verdade que é papelão que está sendo distribuído como atum em lata na Venezuela.

As mensagens em questão já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. Assim como um “bom boato”, as mensagens em questão têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a denúncia.

Não bastasse isso, o histórico de fake news sobre “situações horrendas na Venezuela” (que, frisamos, não vive às mil maravilhas) é vasto. Aqui no Boatos.org já desmentimos, por exemplo, que o palácio de governo foi invadido, que “novas regras” foram divulgadas e que traficantes mataram um casal que falou mal do governo.

Ao buscar pelo assunto, descobrimos duas coisas: a primeira é que a fake news foi desmentida no próprio país. A segunda é que a tese de que “papelão está no lugar de atum” já foi desmentida em outros países anteriormente.

Lá por 2019, muitas pessoas na Argentina resolveram fazer a “experiência” do atum e saíram falando que o papelão estava no lugar. À época, o site Chequeado desmentiu à informação. No conteúdo foi explicado que os restos do que foi “lavado” são fibras insolúveis do pescado”.

Agora, em 2023, o Observatório Venezuelano de Fake News (uma organização formada por jornalistas) desmentiu a versão venezuelana da história. O grupo reforçou que os restos do que foi lavado são fibras do peixe. Ou seja: a história também é fake.

Resumindo: não procede a informação que aponta que o governo da Venezuela está distribuindo papelão no lugar de atum para as pessoas. A “técnica” de lavar o pescado não é eficaz para diagnosticar isto e se trata de uma releitura de um fake já espalhado em outros locais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso