Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Trump vai acionar Ordem Executiva 13848, derrubar comunicação, decretar Lei Marcial e se manter no poder #boato

Trump vai acionar Ordem Executiva 13848, derrubar comunicação, decretar Lei Marcial e se manter no poder #boato

Trump vai acionar Ordem Executiva 13848, derrubar comunicação, decretar Lei Marcial e se manter no poder, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foi descoberta a carta na manga de Donald Trump. Ele vai acionar a Ordem Executiva 13848, derrubar a comunicação de TVs, rádios e internet, decretar Lei Marcial, julgar comunistas e se manter no poder.

“Esqueçam a Operação Storm!”. A frase que se refere a uma operação fictícia que só existe na cabeça de extremistas Qanon (e afins) seria ótima (afinal, seria ótimo ignorarmos algo que é falso). É uma pena que ela está sendo sucedida, de acordo com mensagens que circulam online, por algo “muito maior”.

Tem circulado em redes sociais uma mensagem gigantesca que aponta que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump estaria prestes a “acionar a Ordem Executiva 13848” para decretar Lei Marcial, se manter no poder, acabar com as comunicações do país e caçar e julgar, em tribunais militares, os “comunistas”. Confira a mensagem que circula online (alerta textão e alerta excesso de loucura):

Donald Trump deverá acionar a Ordem Executiva 13848 de interferência estrangeira em fraude eleitoral nos EUA, com suas medidas econômicas contra os países envolvidos, a Martial Law e o Insurrection Act. Todos os celulares, TVs e rádios dos EUA devem receber um alerta de mensagem de emergência pelo presidente Trump. Após isso, todo o sistema comunicativo dos EUA deverá ser interrompido, incluindo TVs, rádios e internet. Apenas as chamadas de urgência, como bombeiro, ambulância e polícia, devem continuar funcionando.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O Pentágono está fechado pelo presidente americano e os militares desde o ano passado para que os fraudadores democratas sejam impedidos de entrar. O presidente americano mudou vários nomes na esfera federal, em especial pós-pleito eleitoral, quem faz isso é porque vai ficar mais quatro anos. Ele tem a carta na manga, está obedecendo o cronograma que já planeja desde o primeiro ano de governo, ele jamais nasceu ontem, é um homem à frente de seu tempo, serve ao país, ao mundo livre e a Deus.

Americanos, vai faltar cadeia, o destino dos traidores da pátria é ir para a jaula. A esquerda americana fraudadora está desesperada para tirá-lo rapidamente do poder por esse motivo. A esquerda morre de medo do que ele poderá fazer, tribunais militares já foram acionados, navios militares já foram deslocados para as principais cidades do litoral leste e oeste, o espaço aéreo está sob vigilância de aeronaves militares, a guarda nacional e exército aguardando o sinal verde.

Ele já está se comunicando com as Forças Armadas dos EUA, que o respeitam e o obedecem, foi grande o investimento financeiro feito nesse setor nos últimos anos. Os militares americanos o apoiam e o indicaram para as primárias republicanas em 2016, porque o país necessitava se libertar do esquerdismo autodestrutivo, e o seguiram apoiando no pleito eleitoral de 2020, pois, ele é um patriota, ama esse país, ele vai lutar pelos EUA e pelo mundo livre até as últimas consequências, juntamente com os militares. Além, de ficar mais quatro anos no poder, é claro.

Jamais será um covarde ou vendido, características típicas de gente da esquerda ou do centro. Ele tem coragem, colocou de joelhos as piores ditaduras socialistas-comunistas do mundo, além de ditaduras religiosas do Oriente Médio. Ele jamais dará os EUA de bandeja para a ditadura marxista do oriente.

Trump vai acionar Ordem Executiva 13848, derrubar comunicação, decretar Lei Marcial e se manter no poder?

A mensagem circulou em muitas redes sociais (como Facebook e Twitter) e no WhatsApp. Porém (e assim como em outros casos), a informação que aponta para a tal assinatura da Lei Marcial com base na Ordem Executiva 13848 é falsa.

A mensagem e o histórico desse tipo de informação já nos deixam muito desconfiados. Ela tem as principais características de boatos online como ser (extremamente) alarmista, ter erros de português e não citar nenhuma fonte confiável que aponte para isso.

Para além disso, não é de hoje que notícias falsas apocalípticas são compartilhadas por grupos Qanon e afins. Já teve história falando em “reset financeiro”, “internet desligada por um mês” e, claro, a famigerada Operação Storm (criada para desmantelar o que chamam de Nova Ordem Mundial). Tudo um monte de, como dizem os antigos, groselha.

Ao buscar mais detalhes sobre essa “ameaça” em inglês, achamos, de cara, dois desmentidos. Um deles do site Snopes. Outro do site Politifact. Em ambos os sites, é apontado que não é constitucional “um presidente declarar Lei Marcial” e que a Ordem Executiva não dá qualquer poder de “desligar comunicações” e caçar terroristas.

Vale dizer que não há qualquer prova de interferência estrangeira nas eleições de 2020 nos Estados Unidos. Mesmo que houvesse denúncia (como houve de favorecimento a Donald Trump por parte da Rússia em 2016), o julgamento não passaria pelo presidente e sim pela Suprema Corte. Nunca é demais falar que não há qualquer prova de fraude nas eleições norte-americanas de 2020.

Resumindo: a história que aponta que Donald Trump se utilizou da Ordem Executiva 13848 para “se manter no poder” e caçar “comunistas” é falsa. Não passa de mais uma teoria da conspiração sem pé nem cabeça que circula com força em redes sociais conspiracionistas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
– Siga-nos no TikTok http://bit.ly/38hcBcy