Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Todas televisões da Europa exibiram vídeo com manifestações em quartéis e de bolsonaristas em caminhões #boato

Todas televisões da Europa exibiram vídeo com manifestações em quartéis e de bolsonaristas em caminhões #boato

Todas televisões da Europa exibiram vídeo com manifestações em quartéis e de bolsonaristas em caminhões, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Na Europa, todas as televisões mostraram um vídeo com imagens das manifestações em apoio a Bolsonaro.

As manifestações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro e contra os resultados das eleições de 2022 ainda seguem firmes e fortes. Diversos apoiadores de Bolsonaro ainda estão organizados próximos a quartéis, pedindo por intervenção militar. Em alguns casos, contando até com a presença de militares da ativa.

Mas nos últimos dias, as manifestações foram abaladas após Eduardo Bolsonaro, o filho número 3 do presidente da República, ter sido flagrado em um jogo do Brasil, na Copa do Mundo, no Qatar. Muitos apoiadores de Jair Bolsonaro criticaram a ação do filho, que alegou ter ido distribuir pen drives com a situação do Brasil.

Entretanto, de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, nem isso foi capaz de acabar com a felicidade dos apoiadores de Bolsonaro. Segundo uma publicação, todas as televisões da Europa teriam exibido um vídeo com as manifestações em quartéis em apoio a Bolsonaro. Ainda segundo a publicação, o vídeo também teria mostrado bolsonaristas em caminhões parando as rodovias do país. “Foi ao ar ontem em todas as televisões da Europa, compartilhe o máximo para atingir 210 milhões”, diz a mensagem.

Todas televisões da Europa exibiram vídeo com manifestações em quartéis e de bolsonaristas em caminhões?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A informação causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e causou um frisson entre os apoiadores de Bolsonaro. Entretanto, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

Ao analisar a mensagem, percebemos que ela apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, nos últimos anos, histórias falsas sobre coisas absurdas que, supostamente, teriam sido noticiadas na TV pipocaram na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a TV italiana teria revelado que o porto de Santos estaria parado por greve de caminhoneiros. Também a que indicava que o filme “Lula, maior ladrão da História do Brasil (Corrupção em Vertigem)” teria ido ao ar nas TVs da Europa e dos EUA e, por fim, a que apontava que um vídeo sobre Rodrigo Maia passou na TV Tarobá e foi censurado pelo Congresso.

Ao analisar o vídeo, descobrimos que se trata de um amontoado de momentos registrados em manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro. A música, aliada aos recortes, mostram que o vídeo é um conteúdo de apoio a Bolsonaro. A única marca d’água que aparece no vídeo é de um canal do YouTube. Se o conteúdo realmente tivesse sido exibido em algum veículo de comunicação, certamente teria a identificação da emissora. Por fim, ao procurar sobre o conteúdo, não encontramos nada em emissoras de televisão europeias.

Em resumo: a história que diz que todas as televisões da Europa teriam exibido um vídeo com as manifestações em quartéis e de caminhoneiros fechando rodovias é falsa! Ao analisar o vídeo, descobrimos se tratar de um conteúdo de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Além disso, o vídeo apresenta apenas uma marca d’água de um canal do YouTube, não há nenhuma identificação de qualquer canal de televisão europeu. Por fim, não encontramos nada sobre o assunto em emissoras de televisão europeias. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso