Vídeo sobre Rodrigo Maia passou na TV Tarobá e foi censurado pelo Congresso #boato

Boato – Vídeo que critica viagens de Rodrigo Maia com avião da FAB passou hoje na TV Tarobá e foi censurado pelo Congresso e Senado.

Nesta semana, quando desmentimos a fake news que falava que um vídeo de Regina Duarte havia sido censurado pelo Congresso e Senado depois de passar na TV Tarobá, falamos que aquele não era o único boato do gênero que estava circulando. E cá estamos para da outra balela da “censura”.

De acordo com mensagens que estão circulando em redes sociais, um vídeo com  críticas ao grande número de viagens do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, com aviões da FAB passou hoje na TV Tarobá e foi censurado. Assista ao vídeo e leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido sobre esse tipo de boato em vídeo

A *TV Tarobá (Grupo da Band)* apresentou esse vídeo hoje pela manhã, logo em seguida, o Congresso e Senado ligaram para a TV intimando sob ameaça que retirassem dos demais telejornais, e já foi retirado do YouTube. *Repassem …..sem dó!*

Vídeo sobre Rodrigo Maia passou na TV Tarobá e foi censurado pelo Congresso?

Justamente pelo caráter da mensagem, o tal vídeo foi muito compartilhado na internet. Mas será mesmo que essa história que fala de censura no vídeo contra Rodrigo Maia é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês. Quando batemos o olho na mensagem, já sabíamos do que se tratava. Falamos isso porque a mensagem é idêntica a outras já desmentidas no Boatos.org.

Temos como exemplo, além da história que cita o vídeo de Regina Duarte, o caso do “tomataço” no STF e de um comentário (esse sim da TV Tarobá). Em todos os casos, temos uma coisa em comum: o vídeo não foi censurado e pode ser encontrado no YouTube. É o caso da história de hoje.

O vídeo que critica Rodrigo Maia é do canal do YouTube Folha do Brasil (com conteúdo pró-governo). Ele foi publicado em 29 de janeiro de 2020 e está no meio de um vídeo maior que pode ser acessado no YouTube. Assista:

Resumindo: nem o vídeo que critica Rodrigo Maia é da TV Tarobá tampouco foi censurado ou retirado do YouTube. A história que circula online é falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2UFrJdo

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet