Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > TV italiana revela que porto de Santos está parado por greve de caminhoneiros e que povo brasileiro quer intervenção militar contra Lula e o globalismo #boato

TV italiana revela que porto de Santos está parado por greve de caminhoneiros e que povo brasileiro quer intervenção militar contra Lula e o globalismo #boato

TV italiana revela que porto de Santos está parado por greve de caminhoneiros e que povo brasileiro quer intervenção militar contra Lula e o globalismo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo de TV italiana afirma que o porto de Santos está fechado por causa de greve de caminhoneiros e do resultado das eleições.

O porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e representa um grande impacto econômico para o Brasil. O porto é responsável por movimentar mais de 25% da balança comercial brasileira.

Com isso, já é de se imaginar o que um problema no porto de Santos poderia causar para a exportação, importação e para a economia brasileira, não é mesmo? E segundo uma história que está circulando por aí, essa já seria uma realidade.

De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, um vídeo da TV italiana teria revelado que o porto de Santos estaria completamente parado. Segundo a publicação, o motivo seria uma greve de caminhoneiros ocasionada por conta do resultado das eleições de 2022, que elegeu Lula o novo presidente do Brasil. Ainda segundo o vídeo que acompanha a história, o povo brasileiro estaria clamando por ajuda às Forças Armadas para resolver a situação e que isso não se configura como ditadura militar. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: “Na Tv italiana estão mostrando o que está acontecendo nos portos aqui no Brasil”. Versão 2: “TV Italiana, noticia sobre Brasil Parar. Portos pararem, e nada ir para a frente. POVO EM FRENTE DOS QUARTEIS. E Tem boi na Linha dentro das FFAAs que estão contra Nós”. Versão 3: “Aqui a mídia podre não mostra nada. Lá fora sabem mais do que nós mesmos. Essa é uma matéria da tv italiana”. Versão 4: “A imprensa na Itália falam mais verdades que brasileiras. O Porto de Santos está parando e não voltará a funcionar enquanto não for resolvido que Lula perdeu as eleições, imagine as consequências do Porto parado”.

TV italiana revela que porto de Santos está parado por greve de caminhoneiros e que povo brasileiro quer intervenção militar contra Lula e o globalismo?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e causou comoção entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

Para começo de história, mesmo que fosse verdade que a TV italiana tivesse exibido o vídeo, não mudaria o fato de que o conteúdo se trata de um amontoado de mentiras. Faz pouco tempo que a equipe do Boatos.org desmentiu a história de que o porto de Santos estaria parado por causa da greve dos caminhoneiros. Na oportunidade, explicamos que não existe nenhuma anormalidade registrada nos portos de Santos ou de Paranaguá. Além disso, a greve iniciada pelos caminhoneiros teve uma adesão ínfima e não tem causado enormes problemas.

Segundo, o povo brasileiro não está fazendo um sacrifício para as Forças Armadas agirem. Nas eleições de 2022, o povo escolheu Lula para ser seu governante a partir de 2023. O que está ocorrendo é um movimento, aderido por uma minoria barulhenta e radical, que não aceita o resultado de eleições democráticas (as mesmas que elegeram Bolsonaro e outros candidatos, mas que não foram contestadas).

Terceiro, essa história de globalismo é tão ultrapassada e não possui nenhuma prova que já foi desmentida em vários lugares, como aqui no Boatos.org. Assim como já estamos cansados de explicar, essa história de globalismo é uma teoria da conspiração que nunca apresentou provas.

Já em relação ao vídeo que acompanha a publicação, não existe nada que indique que a TV italiana tenha transmitido o conteúdo. O que existe é um vídeo, em italiano, de péssima qualidade e sem nenhuma marca d’água ou identificação. Além disso, não existe nada sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. Isso já ocorreu em outras oportunidades, como na história, desmentida pelo Boatos.org, que apontava que Bolsonaro teria sido homenageado pela Fox News.

Em resumo: a história que diz que um vídeo da TV italiana teria revelado que o porto de Santos estaria parado por causa da greve dos caminhoneiros é falsa! Ao procurar sobre o assunto, não identificamos nenhum problema registrado no porto de Santos. Se isso não bastasse, o vídeo usado como prova não possui nenhuma identificação. Caso pertencesse à alguma emissora italiana, certamente o vídeo teria uma marca d’água para identificação. Além disso, o vídeo repete diversas mentiras já desmentidas aqui no Boatos.org. Por fim, não existem provas daquilo que está sendo dito. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: