TV italiana revela que porto de Santos está parado por greve de caminhoneiros e que povo brasileiro quer intervenção militar contra Lula e o globalismo #boato

Boato – Vídeo de TV italiana afirma que o porto de Santos está fechado por causa de greve de caminhoneiros e do resultado das eleições.

O porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e representa um grande impacto econômico para o Brasil. O porto é responsável por movimentar mais de 25% da balança comercial brasileira.

Com isso, já é de se imaginar o que um problema no porto de Santos poderia causar para a exportação, importação e para a economia brasileira, não é mesmo? E segundo uma história que está circulando por aí, essa já seria uma realidade.

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, um vídeo da TV italiana teria revelado que o porto de Santos estaria completamente parado. Segundo a publicação, o motivo seria uma greve de caminhoneiros ocasionada por conta do resultado das eleições de 2022, que elegeu Lula o novo presidente do Brasil. Ainda segundo o vídeo que acompanha a história, o povo brasileiro estaria clamando por ajuda às Forças Armadas para resolver a situação e que isso não se configura como ditadura militar. Confira:

Versão 1: “Na Tv italiana estão mostrando o que está acontecendo nos portos aqui no Brasil”. Versão 2: “TV Italiana, noticia sobre Brasil Parar. Portos pararem, e nada ir para a frente. POVO EM FRENTE DOS QUARTEIS. E Tem boi na Linha dentro das FFAAs que estão contra Nós”. Versão 3: “Aqui a mídia podre não mostra nada. Lá fora sabem mais do que nós mesmos. Essa é uma matéria da tv italiana”. Versão 4: “A imprensa na Itália falam mais verdades que brasileiras. O Porto de Santos está parando e não voltará a funcionar enquanto não for resolvido que Lula perdeu as eleições, imagine as consequências do Porto parado”.

TV italiana revela que porto de Santos está parado por greve de caminhoneiros e que povo brasileiro quer intervenção militar contra Lula e o globalismo?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e causou comoção entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

Para começo de história, mesmo que fosse verdade que a TV italiana tivesse exibido o vídeo, não mudaria o fato de que o conteúdo se trata de um amontoado de mentiras. Faz pouco tempo que a equipe do Boatos.org desmentiu a história de que o porto de Santos estaria parado por causa da greve dos caminhoneiros. Na oportunidade, explicamos que não existe nenhuma anormalidade registrada nos portos de Santos ou de Paranaguá. Além disso, a greve iniciada pelos caminhoneiros teve uma adesão ínfima e não tem causado enormes problemas.

Segundo, o povo brasileiro não está fazendo um sacrifício para as Forças Armadas agirem. Nas eleições de 2022, o povo escolheu Lula para ser seu governante a partir de 2023. O que está ocorrendo é um movimento, aderido por uma minoria barulhenta e radical, que não aceita o resultado de eleições democráticas (as mesmas que elegeram Bolsonaro e outros candidatos, mas que não foram contestadas).

Terceiro, essa história de globalismo é tão ultrapassada e não possui nenhuma prova que já foi desmentida em vários lugares, como aqui no Boatos.org. Assim como já estamos cansados de explicar, essa história de globalismo é uma teoria da conspiração que nunca apresentou provas.

Já em relação ao vídeo que acompanha a publicação, não existe nada que indique que a TV italiana tenha transmitido o conteúdo. O que existe é um vídeo, em italiano, de péssima qualidade e sem nenhuma marca d’água ou identificação. Além disso, não existe nada sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. Isso já ocorreu em outras oportunidades, como na história, desmentida pelo Boatos.org, que apontava que Bolsonaro teria sido homenageado pela Fox News.

Em resumo: a história que diz que um vídeo da TV italiana teria revelado que o porto de Santos estaria parado por causa da greve dos caminhoneiros é falsa! Ao procurar sobre o assunto, não identificamos nenhum problema registrado no porto de Santos. Se isso não bastasse, o vídeo usado como prova não possui nenhuma identificação. Caso pertencesse à alguma emissora italiana, certamente o vídeo teria uma marca d’água para identificação. Além disso, o vídeo repete diversas mentiras já desmentidas aqui no Boatos.org. Por fim, não existem provas daquilo que está sendo dito. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso