Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Putin anuncia apoio a manifestações golpistas contra fraude nas eleições e diz que vai enviar navios de guerra ao Brasil #boato

Putin anuncia apoio a manifestações golpistas contra fraude nas eleições e diz que vai enviar navios de guerra ao Brasil #boato

Putin anuncia apoio a manifestações golpistas contra fraude nas eleições e diz que vai enviar navios de guerra ao Brasil, boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, o presidente da Rússia Vladimir Putin declarou apoio às manifestações golpistas, disse que houve fraude nas eleições do Brasil e anunciou que vai enviar navios de guerra para o país.

Quando você acha que os absurdos sobre as manifestações golpistas já superaram todos os limites possíveis, aparece uma história envolvendo um “grande apoio” aos “patriotas” que depredaram Congresso, Câmara e STF: Vladimir Putin.

De acordo com mensagens que estão circulando na internet, o presidente da Rússia teria declarado apoio aos “patriotas” durante uma reunião com russos e ucranianos. Ele teria dito, ainda, que houve fraude nas eleições do Brasil e que iria mandar navios de guerra com mísseis de destruição ao Brasil caso EUA e França venham “intervir na soberania”. Leia algumas das mensagens e o que está na legenda do vídeo:

Transcrição: Gostaria primeiramente de parabenizar o povo brasileiro por sua coragem de protestar contra esta farsa! Daremos todo nosso apoio militar as Forças Armadas do Brasil em caso de uma intervenção militar estrangeira. A soberania do Brasil será mantida. EUA e França que não se atreva a violar o solo brasileiro.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Estas eleições ocorridas no ocidente foi a coisa mais “imunda” que já presenciei… em todos estes anos, do pos guerra fria e especialmente, no Brasil. Vimos famílias desarmadas e cidadãos “Exigindo lisura e transparência” no sistema. Negados pelo judiciário. Que foram a Nova Your com drops, contendo os slots das urnas eletrônicas. Um golpe orquestrado contra o Estado Democrático de Direito. Todos os conspiradores serão derrubados e julgados pelo povo!

Repito. Se o Brasil sofrer interferência internacional, enviaremos nossos navios de guerra as praias brasileiras. Totalizando 16 mísseis balísticos em cada frota. Ogiva esta que pode atingir Washington DC em apenas 15 a 20 minuto. O Samart 2, tem poder de destruição de um raio do tamanho da França.

Versão 1: Recado de Putin aos brasileiros Versão 2: Presidente Putin faz um vídeo em total apoio aos brasileiros e parabeniza os patriotas pela coragem. Mandou um recado claro ao mundo sobre a farsa das eleições a chamando de imunda e que não se atrevam a interferir em solo brasileiro. Versão 3: Vladimir Putin está a favor do povo brasileiro o recado está dado aos países vizinhos comunista sabemos que não estamos sozinhos

Versão 4: O PRESIDENTE RUSSO VALADIMIR PUTIN MANDA UM AVISO BEM CLARO A QUEM TENTAR INTERVIR NO BRASIL PARA DEFENDER BANDIDOS CONDENADOS QUE FRAUDARAM AS NOSSAS ELEIÇÕES….A MAIOR POTÊNCIA BÉLICA MUNDIAL NA DEFESA DA SOBERANIA BRASILEIRA

Putin anuncia apoio a manifestações golpistas contra fraude nas eleições e diz que vai enviar navios de guerra ao Brasil?

Não demorou para o suposto vídeo da declaração de Vladimir Putin viralizar com todas as forças na internet. Porém, é falsa a informação que aponta que o presidente da Rússia “declarou apoio” às manifestações golpistas no Brasil.

As mensagens, incluindo as da legenda, já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que confirme a informação.

Além disso, o histórico de fake news que se utiliza de legendas de vídeos com informações bombásticas é vasto na internet. O Boatos.org, por exemplo, já desmentiu que o próprio Putin teria “agradecido Bolsonaro” por ter evitado a guerra entre Rússia e Ucrânia, que o Emir do Catar havia se manifestado a favor dos “patriotas” e que um coral da Ucrânia havia “dado um recado” para Putin.

Assim como nos casos citados, as legendas do vídeo são falsas. O vídeo é, na realidade, entre representantes da Rússia e da Ucrânia e ocorreu em outubro do ano passado. De acordo com esta matéria da Sky News, o presidente da Rússia falou que ataques russos foram uma retaliação a um ataque em uma ponte na Crimeia. Não tem nada de Brasil ou eleições.

Só por desencargo, fomos buscar por qualquer informação que apontasse que Putin mandou algum recado para os brasileiros sobre as manifestações de domingo. Ao contrário do que apontam as mensagens, Putin condenou os atos de vandalismo e declarou apoio a Lula.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o presidente da Rússia Vladimir Putin declarou apoio aos “manifestantes patriotas” e disse que iria invadir o Brasil com navios de guerra. Trata-se de um vídeo falsamente legendado que circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso