Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Presidente da Holanda, Mark Rutte, confirma que houve fraude nas eleições do Brasil #boato

Presidente da Holanda, Mark Rutte, confirma que houve fraude nas eleições do Brasil #boato

Presidente da Holanda, Mark Rutte, confirma que houve fraude nas eleições do Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O presidente da Holanda Mark Rutte confirmou que houve fraude nas eleições no Brasil e disse que não aceita a vitória de Lula.

Já se passaram duas semanas desde o segundo turno das eleições no Brasil, mas ainda tem gente que não aceita a vitória de Lula nas urnas. A prova está em fake news que, diariamente, insistem em circular na internet e incitar manifestantes quartéis afora. A última aponta para algo que teria ocorrido na Holanda.

De acordo com uma mensagem que circulou em redes sociais e no WhatsApp, o presidente da Holanda Mark Rutte teria se posicionado em relação às eleições no Brasil. Ele teria falado que as eleições foram uma fraude por conta das urnas eletrônicas e que não aceitava a vitória de Lula. Leia a mensagem que circula online:

NEWS POLÍTICA | BRASIL O Presidente da Holanda confirma que teve fraude na Eleiçao Presidencial no Brasil. O presidente da Holanda, Mark Rutte, não concorda com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva devido às inúmeras provas das fraudes alarmantes que ocorreram nas urnas eletrônicas durante a Eleição Presidencial, e está disposto a enviar tropas de elite em caso de intervenção militar para apoiar Jair Messias Bolsonaro. FONTE: DE TELEGRAAF, HOLANDA

Presidente da Holanda, Mark Rutte, confirma que houve fraude nas eleições do Brasil?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Obviamente, muita gente ficou “maluca” com a mensagem em questão (principalmente no ponto que “toca” a intervenção militar). Porém, a informação que aponta para o presidente da Holanda é falsa.

Nos últimos tempos, o que não tem faltado na internet é informação fake sobre supostos apoios aos atos golpistas no Brasil. Muitos deles vêm com trocadilhos como no caso do Jallim Habbei e do Benjamin Arrola. Outros vêm com mensagens subliminares como no caso do instituto alemão Gefälschte Nachrichten. No caso de hoje, a mensagem é fake. Porém, se houve piada a gente não conseguiu captar.

Ao buscar mais detalhes sobre a história, descobrimos que, de fato, Mark Rutte é uma autoridade holandesa. Ele é o primeiro-ministro do país (e não presidente) desde 2010. Outra informação errada sobre ele é a que desvenda o mistério sobre as eleições no Brasil.

Mark Rutte não só não deu qualquer declaração apontando para fraude nas eleições no Brasil como também postou uma mensagem de parabéns e de reconhecimento à vitória de Lula nas eleições no Brasil. Veja o que ele escreveu no Twitter em 8 de novembro:

Parabéns a Lula da Silva em sua próxima presidência do Brasil. A Holanda recebe @LulaOficial como aliado na luta contra as mudanças climáticas, como parceiro para o comércio e investimento e como um importante ator na rede do G20.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o presidente da Holanda denunciou fraude nas eleições do Brasil e não reconheceu a vitória de Lula. Mark Rutte não só reconheceu a vitória como também parabenizou o presidente do Brasil.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso