Instituto alemão Gefälschte Nachrichten denuncia fraude nas eleições do Brasil #boato

Boato – O instituto alemão Gefälschte Nachrichten acabou de denunciar a fraude nas eleições no Brasil. A denúncia foi do presidente do instituto Dr. Alter Mann mit Brille.

O que não tem faltado nos últimos dias são mensagens que apontam para denúncias bombásticas de supostas figuras famosas com nomes rebuscados. Na história de hoje, vamos falar de um suposto instituto alemão que teria descoberto a fraude nas urnas eletrônicas.

O texto que está circulando por aí aponta que o instituto alemão Gefälschte Nachrichten  teria denunciado a fraude nas eleições e que o responsável seria o presidente do instituto, de nome Dr. Alter Mann mit Brille e que seria um especialista em Cibersegurança em Harvard. Leia a mensagem (que está circulando por meio de um print):

Instituto Alemão Gefälschte Nachrichten afirma que houve fraude nas eleições do Brasil Segundo o presidente do instituto, Dr. Alter Mann mit Brille, Phd em Cibersegurança por Harvard.

Instituto alemão Gefälschte Nachrichten denuncia fraude nas eleições do Brasil?

Assim como em tantos outros casos, a mensagem circulou com muita força entre simpatizantes de Bolsonaro que ainda não aceitam o resultado das eleições. Porém, a informação que aponta para o tal instituto alemão é falsa.

O histórico recente já começa a denunciar a farsa. Nos últimos dias, informações falsas sobre “pessoas que denunciaram a fraude nas eleições” tem sido vasto. Já desmentimos fake news que citavam “Benjamin Arrola” e “Jallim Habbei” só para citar alguns exemplos.

Ao buscar pelo instituto alemão em questão, nada encontramos. Para começar, não achamos nenhum posicionamento de um instituto chamado Gefälschte Nachrichten sobre as eleições no Brasil. Também nada encontramos sobre algum instituto com este nome. Sequer encontramos qualquer trocadilho com este nome (pelo menos isto daria sentido à história).

Foi aí que tentamos descobrir o que significa Gefälschte Nachrichten e descobrimos que significa fake news em alemão. Sobre o tal Alter Mann mit Brille, descobrimos que, em alemão, significa homem idoso de óculos. Por sinal, achamos a mesma foto em bancos de imagens com esta busca.

Com isso, já podemos ter uma ideia do que ocorreu. Alguém pegou uma imagem de um idoso de óculos, criou um instituto chamado fake news e saiu espalhando uma mensagem sobre “fraude nas eleições” com um print de um pretenso site e criou uma balela para enganar muitas pessoas por aí.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o instituto alemão Gefälschte Nachrichten denunciou a fraude nas eleições do Brasil. Trata-se de uma fake news criada sob medida para enganar algumas pessoas por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet