Boato – General Benjamin Arrola resolveu agir. Ele deu prazo para o STF explicar ao Exército sobre fraude nas eleições em 72 horas.
Texto da fake news
URGENTE: o General Benjamin Arrola das Forças Armadas declarou que o Exército deu 24 horas para que o TSE explique o que houve nas urnas no domingo. Segundo ele, as forças armadas já estão apostos para a tomada do poder caso não haja nenhuma explicação coerente.
Veredicto
Informação falsa. Não existe determinação desta natureza no Exército e o nome não passa de um trocadilho que serviu para figuras famosas virarem piada na internet.
Motivo
O Boatos.org já desmentiu informações falsas como essas de trocadilhos de nomes de figuras bombásticas e de “prazos do Exército ao STF”. Nem é competência das Forças Armadas “determinar prazo” (isso é coisa da Justiça) nem há nenhuma ação deste tipo.
Links de referência
Desmentido do Boatos.org sobre Jallim Habbei dos Emirados Árabes Unidos.
Vídeo: é falso que Hamas prendeu crianças de Israel em gaiolas
Desmentido do Boatos.org sobre prazo do Exército ao STF.
PS: A categoria Fast-Checking é uma nova experiência de checagem rápida do Boatos.org para conseguirmos responder a todas demandas que recebemos. Se a experiência for bem sucedida, ampliaremos o número de desmentimos no site.