Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Postos de Londres estão sem gasolina em 2022, mostra vídeo #boato

Postos de Londres estão sem gasolina em 2022, mostra vídeo #boato

Postos de Londres estão sem gasolina em 2022, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra moradores de Londres, na Inglaterra, fazendo filas em postos de combustíveis por falta de gasolina, em 2022

A crise dos combustíveis que tem afetado o mundo inteiro ainda está causando dor de cabeça em muitos países. A situação começou a ficar complicada durante a pandemia da Covid-19. Por mais que os preços do barril tenham diminuído ao longo de 2020, a política de preços e os impostos praticados no Brasil mantiveram os valores normais dos combustíveis.

Mas a situação piorou após a retomada das atividades pós-Covid. O barril do petróleo quadruplicou de preço em apenas dois anos. E para piorar, a guerra entre Ucrânia e Rússia também exerceu uma forte influência no preço do barril, o que acabou refletindo no valor do combustível no Brasil.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que a cidade de Londres, na Inglaterra, também estaria sofrendo com os combustíveis. De acordo com um vídeo que está circulando por aí, os moradores de Londres estariam fazendo filas em postos de combustíveis, porque estariam sem gasolina em 2022. Ainda segundo as publicações, a culpa seria de Bolsonaro (uma forma irônica para aliviar a culpa do presidente em relação ao caso no Brasil). Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Ninguém aguenta mais!!! Bolsonari tá D+ Londres sem gasolina. De quem é a culpa?”. Versão 2: “ALTA NO PREÇO DA GASOLINA EM LONDRES… Adivinha de quem é a culpa?”. Versão 3: “Faltando gasolina em Londres, a culpa é de quem???”. Versão 4: “Londres sem gasolina. De quem é a culpa? Será que é do Bolsonaro???”.

Postos de Londres estão sem gasolina em 2022, mostra vídeo?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook e fez sucesso em grupos bolsonaristas. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo e pela falta de informações em fontes confiáveis.

Ao nos depararmos com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, os erros ortográficos (como o próprio nome do presidente Jair Bolsonaro escrito errado: “Bolsonari”), a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação.

Além disso, nas últimas semanas, o histórico de notícias falsas sobre a gasolina e os combustíveis no Brasil aumentou de maneira exponencial. A equipe do Boatos.org desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Bolsonaro teria criado postos de combustíveis sem cobrança de impostos e com preço da gasolina a R$2,80 o litro. Também a que indicava que os postos teriam que devolver o imposto federal de combustíveis cobrado na nota fiscal e, por fim, a que apontava que o TSE teria proibido Bolsonaro de reduzir o preço dos combustíveis.

Se isso não bastasse, ao procurar pela informação em fontes confiáveis, nada encontramos sobre um suposto desabastecimento de gasolina em Londres, na Inglaterra. Mas foi somente ao buscar pela origem do vídeo que matamos a charada.

As imagens, na realidade, não são recentes. O vídeo foi gravado em setembro de 2021, em Londres, na Inglaterra. Entretanto, as circunstâncias são bem diferentes das apontadas na história de hoje. Na oportunidade, o Reino Unido enfrentava um problema grave de desabastecimento de combustíveis devido à paralisação dos caminhoneiros (por causa da questão da pandemia e do Brexit).

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra fila de carros em postos de combustíveis, em Londres, na Inglaterra, devido à falta de gasolina, em 2022, é falsa! As imagens são reais, mas não recentes. Na verdade, elas foram gravadas em setembro de 2021, durante um desabastecimento de combustíveis derivado da paralisação dos caminhoneiros no Reino Unido. Ou seja, além da história ser pura balela, o vídeo em questão não pode ser usado como comparativo à alta de preços no Brasil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso