Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Polícia de Paris (França) espanca mulher que tentou fazer compras em shopping sem passaporte da vacina #boato

Polícia de Paris (França) espanca mulher que tentou fazer compras em shopping sem passaporte da vacina #boato

Polícia de Paris (França) espanca mulher que tentou fazer compras em shopping sem passaporte da vacina, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Polícia de Paris, na França, espancou uma mulher porque ela, simplesmente, quis entrar em um shopping para fazer compras sem ter o passaporte da vacinação.

Por mais que a vacinação tem se mostrado (inclusive no Brasil) capaz de salvar vidas e evitar infecções por Covid-19, ainda tem gente que insiste na tese falsa de que a vacina é o “mal da sociedade”. No meio disso, ataques a medidas que visam incentivar a vacinação são comuns. Hoje, vamos falar de mais uma de “ataque” ao chamado “passaporte da vacinação”.

Um vídeo muito forte de policiais detendo duas mulheres e agindo de forma (muito) truculenta com uma delas está circulando junto com uma mensagem que aponta que se tratou de uma ação contrária a uma mulher que apenas queria entrar para compras em um shopping ter estar de posse do passaporte da vacina.

Descrições apontam que o caso teria ocorrido em Paris. “A polícia de Paris espancou mulher que tentou fazer compras no shopping sem passaporte de vacina”, diz a mensagem que circula online. No vídeo (que não iremos exibir aqui), há uma multidão filmando a ação e, no final, a própria pessoa que faz a filmagem é agredida.

Polícia de Paris (França) espancou mulher que tentou fazer compras em shopping sem passaporte da vacina?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A mensagem se espalhou com toda força em redes sociais e, claro, serviu de combustível para quem ataca medidas que visam incentivar a vacinação (como o chamado passaporte da vacina). Porém, não é verdade que as mulheres foram espancadas por quererem entrar no shopping para fazer compras.

Antes de continuar, precisamos apenas fazer uma ressalva. Independentemente da situação, está mais do que claro no vídeo que a polícia da França agiu com violência excessiva perante as mulheres que aparecem no vídeo. Não é preciso isso. Feita a ressalva, vamos à checagem.

Para chegar à solução da história, resolvemos buscar pela origem do vídeo, Descobrimos que ele é de 4 de setembro de 2021 e foi gravado nos arredores do shopping Forum des Halles, que é interligado à estação de metro Châtelet. A agressão às mulheres foi noticiada por veículos locais como o News-24 e RT França.

De acordo com as notícias, a entrada não tem relação com “mulheres que queriam fazer compras”. Na realidade, a episódio ocorreu durante protesto de grupos antivacinas em Paris. As mulheres, junto com um grupo de manifestantes, tentaram adentrar no shopping em questão. O vídeo mostra o momento que a polícia as impede. Detalhe: apesar de elas não terem entrado no estabelecimento, centenas de pessoas conseguiram fazer isso.

Vale apontar que o Forum des Halles é um dos estabelecimentos da capital francesa que NÃO cobra passaporte de vacinação para a entrada. Ou seja: se a intenção das mulheres fosse apenas “entrar e fazer compras”, não seriam impedidas pela polícia ou seguranças do local.

Antes de terminar, é bom lembrar que não é a primeira vez que vídeos são retirados de contexto para tentar reforçar uma pauta antivacina. Já desmentimos por exemplo, um vídeo que apontava que uma criança estava sendo “retirada” dos pais por eles não estarem vacinados e outro que mostrava “as fraudes da vacinação”.

Resumindo: é falsa a história que aponta que mulheres foram espancadas porque queriam entrar em um shopping para fazer compras sem o passaporte da vacinação. Na realidade, a ação truculenta da polícia se deu em um protesto e o local, inclusive, não cobra o passaporte da vacinação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso