Polícia da França encontra votos perdidos de Le Pen e confirma fraude de Macron #boato

Boato – Vídeo mostra o momento em que a polícia da França descobriu diversos votos perdidos de Marine Le Pen. Com isso, foi descoberta da fraude por parte de Emmanuel Macron.

Estamos em um momento no qual quase todas notícias falsas sobre o exterior têm como objetivo influenciar as eleições do Brasil. Hoje já desmentimos uma história falsa que apontava que “comunistas” estavam matando pessoas em um vídeo. Agora, o “causo” vem da França.

Um vídeo mostra algumas pessoas arremessando caixas com papéis de um furgão. Junto ao vídeo há mensagens que apontam que os papeis seriam “votos de Marine Le Pen” (candidata de extrema-direita) e que o vídeo provaria que Emmanuel Macron fraudou as eleições na França.

Em muitos casos, o vídeo também apontou que o “cenário” poderia se repetir no Brasil, com a “esquerda” tentando fraudar a eleição de Bolsonaro. Leia algumas mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Policia Francesa encontra equipe responsavel em sumir com cedulas que elegeriam Mariane Le Pen. CONFIRMADA FRAUDE para eleger MACRON Versão 2: Fraude na França polícia tenta evitar que seja mostrado os votos “perdidos” de Le Pen! Versão 3: Franceses interceptan votos “extraviados” de Le Pen y la Policía hace acto de presencia para eliminar pruebas de un presunto hurto electoral. (tradução: Franceses interceptam os votos “perdidos” de Le Pen e a Polícia aparece para eliminar indícios de um suposto roubo eleitoral”. Versão 4: ISSO É QUE O BOLSONARO ESTÁ BRIGANDO PARA NÃO ACONTECER NAS ELEIÇÕES, FRAUDE. FOI NA FRANÇA A FAVOR DE MACRON. ACONTECEU NO EUA TBM.

Polícia da França encontra votos perdidos de Le Pen e confirma fraude de Macron?

Não demorou para a história circular com todas as forças na internet (tanto em português como em espanhol). Só que é falsa a informação que aponta que o vídeo é a prova de que “houve fraude” nas eleições da França.

A mensagem, o histórico e a ausência de notícias sobre a “bomba” já batem o martelo. A mensagem, assim como um “bom boato”, os textos que circulam online são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam nenhuma fonte confiável.

Além disso, a história segue um velho enredo de fake news: a de que houve uma “fraude nas eleições” para prejudicar a direita. Nas eleições que resultaram na vitória de Joe Biden nos EUA, uma fake news sobre “votos perdidos de Trump encontrados” também circulou online. Na época, mostramos que a informação era falsa.

Voltando a 2022 e à França, essa história dos “votos de Le Pen” não foi a primeira a circular. Há poucos dias, a mídia francesa havia desmentido que 2 milhões de votos dela haviam sido anulados (veja aqui e aqui). Ou seja: essa narrativa falsa é recorrente.

Por sinal, ao buscar por qualquer informação sobre a “polícia ter encontrado votos de Marine Le Pen” e uma fraude por parte de Macron ter sido descoberta, nada encontramos em fontes confiáveis. Nem em francês, nem em outro idioma.

Vale apontar que essa tese surgiu, antes de chegar à língua portuguesa, em espanhol. Duas observações sobre isso: 1) A balela é tão grande que sequer circulou em francês. 2) A narrativa da história em espanhol contradiz a que está circulando no Brasil. Por lá, estão falando que a polícia “quer esconder” a verdade. Por aqui, falaram que a polícia “revelou tudo”.

Por fim, o vídeo (que não conseguimos encontrar a origem, o que denota que não tem lá muita relevância) não mostra “votos de Marine Le Pen”. A carta eleitoral pode ser vista neste link e não se assemelha aos papéis do vídeo (que mais parecem um banner de propaganda eleitoral ou de alguma manifestação). Ou seja, não só não só votos de Le Pen como sequer são “votos”.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que votos de Marine Le Pen e uma fraude de Macron foram descobertos na França. Na realidade, alguém pegou algum vídeo aleatório na internet e inventou uma historinha que sequer circulou em francês.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet