Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Caminhões jogam votos de Trump no lixo, mostra vídeo #boato

Caminhões jogam votos de Trump no lixo, mostra vídeo #boato

Caminhões jogam votos de Trump no lixo, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra caminhões jogando cédulas enviadas pelo correio com votos de Trump no lixo. Está provada a fraude nas eleições dos Estados Unidos.

Passados dois dias das eleições dos Estados Unidos e com a apuração ainda em andamento (mas dando margem de vitória para Joe Biden), o atual presidente do país Donald Trump já fala em “melar” as eleições. Alegando “fraude na votação” (já vimos esse filme no Brasil), Trump quer judicializar e paralisar a contagem de votos. No meio deste cenário, provas (falsas, claro) começaram a surgir na internet. Vamos falar de uma delas.

Um vídeo publicado inicialmente no Tik Tok pelo usuário @redemptiontactical (não costumamos dar o nome de quem publica fakes, mas neste caso vai valer a pena) aponta que foi encontrado o local para onde os votos de Trump estão sendo enviados. A imagem mostra diversos caminhões descartando o que seriam votos para Trump. É claro que a história chegou ao Brasil e começou a ser compartilhada por aqui. Leia algumas mensagens que circulam online e confira o vídeo:

Confira também: 4 acusações falsas que envolvem pedofilia e Biden

Especial – 4 fake news que falam sobre fraude nas eleições dos EUA

Versão 1: Inúmeros caminhões carregados de votos para Trump sendo literalmente jogados! Versão 2: Seriam votos do Trump? Neste vídeo o cara alega ter encontrado o local onde votos de Trump foram descartados… aguardarei novidades. Versão 3: Vídeo de caminhões descartando cédulas com votos para Trump. . Versão 4: Caminhões do correio dos EUA cheios de votos sendo abertos, os votos retirados (cuja maioria era para Trump), e depois destruidos! INCRIVEL! Não é à toa que Trump afirmou que a votaçao estava sendo fraudada! Os comunistas não conseguem agir de outra forma!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Vídeo mostra caminhões jogando votos de Trump no lixo?

As imagens se espalharam com força nos Estados Unidos e, assim como em outros casos (como esse), respingaram também no Brasil. Porém, a história que aponta que os caminhões seriam de votos de Trump não é real nem nos Estados Unidos, nem no Brasil.

As mensagens em questão já nos deixam desconfiados. Elas são extremamente vagas, alarmistas, com erros de português e não citam nenhuma fonte confiável. Para além disso, é comum que enxurradas de denúncias falsas surjam em eleições (vide o chororô até hoje com as urnas eletrônicas). Só para completar, ao buscar em fontes confiáveis sobre a tal denúncia (que seria uma bomba daquelas), nada encontramos. E, ao buscar pelo vídeo, chegamos ao veredicto.

Na realidade, o vídeo dos caminhões descartando caixas não tem nada a ver com eleições norte-americanas. A filmagem em questão foi feita em 2016, na Arábia Saudita, e mostra caminhões descartando frango importado do Reino Unido. O motivo do descarte é simples: o material havia estragado. Essa matéria da Al Arabiya mostra que 80 mil pacotes tiveram que ter sido descartados.

Um detalhe curioso: na semana passada, o mesmo vídeo foi utilizado em um outro fake. Em meio a protestos de países do Oriente Médio contra o presidente Emmanuel Macron, da França, o vídeo começou a ser descrito como “produtos franceses sendo jogados fora em protesto”. A história foi desmentida na Índia e pode ser lida aqui e aqui.

E quanto à pessoa que publicou o vídeo no TikTok? Achamos a conta do sujeito no Instagram e, em uma das postagens, ele demonstrou estar “chateado”. Por causa do vídeo em questão, ele teve a conta banida do aplicativo e reclamou que “foi censurado” (admito que “eu ri”) e que iria abrir uma conta no Parler.

Resumindo: a história que aponta que caminhões com votos de Donald Trump foram jogados no lixo é falsa. O vídeo é antigo e a conta na qual o vídeo foi publicado (pelo menos uma delas) acabou sendo banida.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK