Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Pensilvânia confirma fraude, cancela votos e Trump vence eleições #boato

Pensilvânia confirma fraude, cancela votos e Trump vence eleições #boato

Pensilvânia confirma fraude, cancela votos e Trump vence eleições, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Pensilvânia acabou de cancelar votos por causa de fraude eleitoral e Trump conquistou vitória nas eleições dos Estados Unidos.

As eleições dos Estados Unidos estão completando quase um mês e ainda tem gente que não engole a vitória de Joe Biden nas urnas. Muitas dessas pessoas estão, inclusive, compartilhando informações falsas ou distorcidas sobre uma (até o momento não comprovada) fraude eleitoral.

Nos últimos dias, diversos conteúdos relacionados à Pensilvânia estão sendo compartilhados na internet. Dentre publicações de sites em espanhol que estão viralizando no Brasil e vídeos no YouTube criados por Bolsonaristas (aliados de Trump), circula uma tese de que há anulação de votos na Pensilvânia e que, com isso, Trump havia conquistado a vitória nas eleições.

As mensagens e vídeos se baseiam em dois “fatos novos” (nem tão novos assim). Um deles é o pedido de suspensão da certificação de vitória de Joe Biden na Pensilvânia por parte de uma juíza. O outro é um memorando de um grupo de congressistas republicanos “denunciando” a “fraude” (como já apontamos, não confirmada) nas eleições.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Com isso, conteúdos com os seguintes títulos têm circulado na internet. “Vitória legal para Trump: cancelamento do voto na Pensilvânia, Geórgia e Nevada devido a evidências de fraude”, “VITORIA DE TRUMP JUIZ ACABA DE BLOQUEIA RESULTADOS DA PENSILVÂNIA” e “Vitória de Trump!! Pensilvânia confirma a fraude eleitoral”.

Pensilvânia confirmou fraude, cancelou votos e Trump venceu eleições?

Todos os conteúdos citados se espalharam com muita força na internet e deixaram muitas pessoas em dúvidas sobre o que aconteceu nas eleições dos Estados Unidos. Porém, a informação que aponta que a “fraude foi confirmada”, os votos de Biden cancelados e a vitória de Trump confirmada é falsa.

Não é preciso voltar muito no tempo para perceber que fake news sobre supostas fraudes nas eleições dos Estados Unidos têm sido recorrentes. Desde o dia 5 de novembro, já falamos, por exemplo, sobre prisões que não ocorreram (como de George Soros, de mesários e Dallas Jones), provas falsas sobre fraudes (votos de pessoas mortas e cédulas China) e fizemos até vídeos sobre diversas fraudes:

Com esse background, resolvemos buscar mais detalhes. Não demorou muito para percebermos que as ações citadas (com direito a muito alarmismo) são “muito barulho por nada”. Não tem nada de vitória de Trump nas eleições ou fraude comprovada.

Vamos falar sobre a “suspensão” da diplomação. De fato, como mostrado nesta matéria da ABC, uma juíza chegou a suspender a diplomação de Joe Biden. Porém, a Suprema Corte da Pensilvânia já derrubou a suspensão. Ou seja: a diplomação de Biden está valendo.

Sobre o “documento do Senado”. É fato que um grupo de senadores republicanos enviou um memorando “denunciando” (sem provas) fraude nas eleições dos Estados Unidos. Porém, o documento tem valor prático igual a zero. Esta matéria aponta que a resolução teria efeito prático apenas se fosse apreciada até o dia 30 de novembro de 2020 e, de acordo com um representante do porta-voz da Câmara, a resolução deve caducar.

A matéria ressaltou que as autoridade locais “têm afirmado consistentemente que não há evidências de fraudes generalizadas relacionadas à eleição” e fontes classificaram a situação como um “circo com um carro de palhaço dando voltas após o fim do show”.

Resumindo: nem a Pensilvânia cancelou votos de Biden, tampouco foi comprovada fraude nas eleições dos EUA e muito menos alguém definiu Donald Trump como vencedor. Todos os conteúdos que estão circulando online estão desatualizados ou representam algo que não mudará o resultado do pleito norte-americano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK