Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Dallas Jones, chefe de campanha de Biden, é preso por fraude eleitoral #boato

Dallas Jones, chefe de campanha de Biden, é preso por fraude eleitoral #boato

Dallas Jones, chefe de campanha de Biden, é preso por fraude eleitoral, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Dallas Jones, chefe da campanha de Joe Biden, foi preso no Texas sob a acusação de fraude eleitoral nos EUA.

O primeiro turno das eleições municipais do Brasil ocorreu ontem (15 de novembro de 2020), mas parece que muita gente por aqui não esquece (engole) o resultado das eleições nos Estados Unidos. A última história que circula na internet aponta para a “prova” (hoje sim?) de que há fraude nas eleições dos Estados Unidos.

De acordo com mensagens que circularam nos Estados Unidos e vieram para o Brasil por meio de grupos conspiracionistas (para não outra coisa), Dallas Jones, que seria chefe da campanha de Joe Biden, teria sido preso por causa de “fraude eleitoral” no Texas (EUA). Junto à “notícia”, há uma suposta foto de Dallas Jones sendo preso. Veja a imagem e leia algumas das mensagens que circulam online:

Confira também: 4 acusações falsas que envolvem pedofilia e Biden

Especial – 4 fake news que falam sobre fraude nas eleições dos EUA

Versão 1: DALLAS JONES, CHEFE DE CAMPANHA DE JOE BIDEN, FOI PRESO SOB A ACUSAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO NA FRAUDE ELEITORAL NOS USA. Versão 2: Dallas Jones, um dos coordenadores da campanha de Biden, preso por fraude, hoje, no Texas. Segue junto Brasil! Não devemos deixar barato e permitir que a esquerda corrupta se apodere do mundo

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 3: Hoje para os que ainda não Despertaram para as coisas que estão acontecendo no mundo e não SABEM que toda a TERRA esta sobre LEI MARCIAL e o Mundo esta vivendo a 3ª Guerra Mundial que é uma Guerra Cibernética e Bacteriológica e os Atores deste grande teatro já sabem o final do JOGO e o nosso Analista fala sobre isto PREPARE-SE, hoje o analista Político Marcelo Rossi mais uma vez vem mostrar a GUERRA que esta sendo travada contra a NOM e fala também mais uma vez da BOLHA do MERCADO FINANCEIRO que Vai EXPLODIR a qualquer momento então fica assim. (DALLAS JONES, chefe de campanha de JOE BIDEN, foi PRESO hoje no Texas).

Dallas Jones, chefe de campanha de Biden, foi preso por fraude eleitoral?

Muita gente espalhou a informação por aí e, claro, já começou a falar em fraude nas eleições. Porém, a denúncia que aponta que Dallas Jones foi preso por “fraude eleitoral” é falsa e a imagem não tem nada a ver com o suposto caso.

Ao analisar o conteúdo, podemos perceber que ele tem alguma das principais características de boatos online. A mensagem é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita nenhuma fonte confiável (além de as fontes que publicaram a história não serem confiáveis).

Para além disso, notícias falsas que tentam justificar a tese (também falsa) de que houve fraude nas eleições dos EUA têm sido comuns na internet. Já desmentimos informações falsas sobre prisões de mesários, votos de pessoas mortas, cédulas da China, votos no lixo e outras coisas.

Para completar a “tríade” do nosso briefing, ao buscar pelo conteúdo em fontes confiáveis, nada encontramos. Não há nenhuma notícia de prisão por fraude em campanha por parte de membros da campanha de Biden. Vale dizer que, ao contrário do que aponta a mensagem, Dallas Jones não é “chefe de campanha” de Biden. O cargo é de Jen O’Malley Dillon.

Por fim, a foto que seria a “prova de tudo”. Ela não é de Dallas Jones muito menos de alguém da campanha de Joe Biden. Na realidade, a foto é do ator Cuba Gooding Jr. Este vídeo da AP mostra o momento em que o print foi tirado (e teve a resolução diminuída) e esses dois sites em inglês desmentiram a informação (aqui e aqui):

Resumindo: a história que aponta que Dallas Jones foi preso por fraude eleitoral nos Estados Unidos é falsa. Nem a pessoa em questão é “chefe de campanha” de Joe Biden tampouco ela foi presa. Para completar, a imagem utilizada como “prova” é do ator Cuba Gooding Jr.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK