Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Papa Francisco vai renunciar após o Natal de 2020, diz biógrafo #boato

Papa Francisco vai renunciar após o Natal de 2020, diz biógrafo #boato

Papa Francisco vai renunciar após o Natal de 2020, diz biógrafo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O papa Francisco vai renunciar após o Natal de 2020 e antes do fim do ano, segundo biógrafo. O pontífice seguirá os passos de Bento XVI, que também renunciou ao cargo em 2013.

Véspera do feriado natalino e vários cristãos do mundo todo aguardam a tradicional bênção de Natal do papa, realizada todo dia 25 de dezembro, para celebrar a data. A bênção “Urbi et Orbi” (“À cidade de Roma e ao mundo”), como é chamada, é feita habitualmente na loggia central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde o líder da Igreja Católica relembra os principais acontecimentos do ano em questão e abençoa o que está por vir.

Porém, de acordo com uma publicação que está circulando a todo vapor nas redes sociais, a bênção natalina do papa este ano estaria correndo sério risco de não ser realizada, por um motivo surpreendente. A postagem compartilha a notícia de que o papa Francisco supostamente irá renunciar ao cargo após o Natal 2020 e antes do fim do ano, segundo um biógrafo.

Francisco teria decidido, supostamente, seguir os passos de Bento XVI, que também renunciou ao cargo no Vaticano em 2013. A história rodou em sites de notícias em inglês, surgiu no tabloide Express e se espalhou no Brasil, deixando muita gente surpresa. Confira, a seguir, o texto original da publicação que está circulando online:

De acordo com fontes do #Vaticano, o #Papa Francisco irá renunciar ao cargo depois do natal, e antes do fim do ano. Francisco disse que seguirá os passos de Bento XVI, a qual também renunciou ao cargo de papa em 2013

Papa Francisco vai renunciar após o Natal de 2020, disse biógrafo?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A publicação viralizou rapidamente, especialmente no Facebook, e deixou muitos cristãos católicos chocados com a notícia, em plena véspera de Natal. No entanto, a informação não procede.

E desconfiamos disso, a princípio, por conta de alguns indícios comumente vistos em fake news: a mensagem é vaga, alarmista e possui vários erros de português. Além do mais, há um histórico crescente de boatos sobre o papa Francisco na internet, sendo que, muitos deles, nós já desmentimos aqui no Boatos.org, como aquele que dizia que Francisco teria convocado a todos com urgência para a bênção na Praça São Pedro; outro que apontava que o líder da Igreja Católica teria sido flagrado fumando em foto com Evo Morales; e até aquela história sobre o papa Francisco ter supostamente dito que “família é lugar de perdão” e que não existe família perfeita.

Para acharmos a solução para o nosso caso de hoje, procuramos pela fonte de informação citada, o tabloide Express. Na matéria, eles citam como fonte do Vaticano Austen Ivereigh, identificado como ex-diretor de Assuntos Públicos do anterior Arcebispo de Westminster, Cardeal Cormac Murphy-O’Connor. No entanto, o próprio desmentiu a informação em uma postagem em seu perfil oficial no Twitter.

No tweet, Austen divulgou o print de um e-mail enviado ao repórter do jornal responsável pela matéria, Callum Hoare, pedindo a correção e remoção do conteúdo, mas que teria sido ignorado. No e-mail, Austen Ivereigh mostra-se indignado com o fato de o artigo continuar circulando e afirma que as alegações são falsas, já que, segundo ele, a frase sobre ele ter dito que Francisco considera a renúncia de Bento XVI “um ato profético e de grande modéstia”, e que o atual papa não teria problema em fazer o mesmo, foi distorcida.

Ele explica que a forma que ele falou é bastante diferente de dizer que, “sem dúvidas”, Francisco também renunciaria. Ao final, Austen pede a correção e remoção do artigo. Ainda, ao buscarmos por indícios da tal renúncia do papa Francisco em 2020, nada encontramos. Ao contrário disto, encontramos publicações reforçando que a história, além de ter sido negada pela fonte citada, nunca foi confirmada pelo Vaticano ou pelo papa.

Resumindo: A publicação que dá conta de que o papa Francisco vai renunciar ao cargo após o Natal de 2020 é falsa. O próprio biógrafo citado como fonte negou a informação, além do fato de não haver qualquer confirmação por parte do Vaticano do próprio papa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK