Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Ontem choveu o equivalente a 6 anos no deserto da Arábia Saudita #boato

Ontem choveu o equivalente a 6 anos no deserto da Arábia Saudita #boato

Boato – Vídeo mostra imagens de chuva na Arábia Saudita. Estragos foram causados por tempestade de uma hora que equivaleu a 6 anos. 

Períodos de chuvas intensas são sempre muito preocupantes. No Brasil, o verão é uma época especialmente problemática para os estados do sudeste, que sofrem com tempestades e chuvas pesadas, ocasionando enchentes e alagamentos.

Mas não é apenas em terras tupiniquins que chuvas torrenciais acabam causando estragos. Em 2018, por exemplo, quase 2 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas na França após uma das piores enchentes dos últimos tempos.

E, de acordo com publicações nas redes sociais, o Oriente Médio também não foi poupado. Segundo um vídeo que anda circulando na internet, ontem choveu o equivalente a 6 anos no deserto da Arábia Saudita. A chuva causou enchentes e a morte de animais que não conseguiram se salvar. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O mundo está mostrando pela natureza que o maior acontecimento esperado está as portas! Imagine enchente no deserto? Ontem choveu na Arábia saudita equivalente de 6 anos de chuva em menos de uma hora, muitos mortos e feridos, terrível e impressionante catástrofe natural..

Ontem choveu o equivalente a 6 anos no deserto da Arábia Saudita?

O vídeo mostra imagens chocantes e o desespero dos moradores e animais, que são carregados pela água. Mas será que o vídeo realmente mostra a enchente que ocorreu ontem na Arábia Saudita? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! Para começo de história, a mensagem apresenta as principais características de boatos online: é vaga, alarmista (usa um cunho religioso para chocar ainda mais), possui erros de português e ainda não cita fontes confiáveis. Além disso, ela usa o recurso da palavra “ontem”.

Esse tipo de recurso é muito utilizado em fake news que circulam na internet. O “ontem” (assim como a palavra “hoje”) ajudam o boato a circular por mais tempo, uma vez que não especifica uma data. Aqui no Boatos.org, já desmentimos algumas histórias parecidas, como o caso do movimento da crosta terrestre, na Itália, que ocorreu “ontem”. E também a chuva de granizo com tamanho de uma bola de tênis que atingiu a Austrália “ontem”.

Um evento dessa proporção com certeza seria notícia em todos os veículos de comunicação. Porém, ao procurar por qualquer notícia sobre uma possível chuva equivalente a 6 anos, nada encontramos.

Bem, a situação ainda piora quando descobrimos que os vídeos, na verdade, são antigos (de 2005 e 2006) e a história circula já há algum tempo (desde 2018) em duas versões: uma como se o fato tivesse ocorrido na Arábia Saudita e a outra na Jordânia.

Além de tudo, descobrimos ter sido impossível uma chuva equivalente a 6 anos ter atingido a Arábia Saudita ontem. De acordo com o sistema meterológico de Riyadh (capital da Arábia Saudita), a precipitação no mês de fevereiro é baixa.

Também é impossível dizer se as enchentes registradas nos vídeos deixaram muitos mortos e feridos, uma vez que não se tratam de um evento isolado, mas sim de acontecimentos diferentes.

Vale ressaltar que a história começou a circular com bastante força em novembro, quando o clima mudou bruscamente no Oriente Médio, causando diversas tempestades e enchentes.

Por fim, vale dizer que não encontramos a origem do vídeo. Porém, desde novembro, algumas enchentes atingiram a Arábia Saudita. A primeira delas começou na metade de novembro de 2018 e se estendeu até o início de dezembro, deixando 30 pessoas mortas. Já a outra aconteceu no final de janeiro de 2019 e deixou 12 pessoas mortas.

Em resumo: a história que diz que uma chuva equivalente a 6 anos assolou o deserto da Arábia Saudita é falsa. Primeiro, porque isso seria muito difícil acontecer, já que o maior período de chuvas na região é em setembro. Não existe nenhuma notícia que diga que um evento desse porte tenha acontecido ontem na região. Além disso, o vídeo já vem circulando na internet há algum tempo e com versões diferentes. Ou seja, a história não passa de balela. Não compartilhe!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.