Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra chuva de granizo com tamanho de uma bola de tênis ontem na Austrália #boato

Vídeo mostra chuva de granizo com tamanho de uma bola de tênis ontem na Austrália #boato

Boato – Na Austrália, tempestade de granizo quebra carros, mata ovelhas e causa pânico. Tamanho da pedra de granizo foi comparada à uma bola de tênis.

O clima no Brasil vai… muito frio, obrigada! Uma frente fria atingiu o país nesta semana e os termômetros já estão atingindo temperaturas abaixo de 10ºC em algumas partes do país. O resultado é um novo uniforme nas ruas: bota, casaco e cachecol.

Mas se aqui está frio, como deve estar o clima em outros países? Bem, de acordo com uma publicação, na Austrália, as coisas não andam das melhores. A postagem afirma que o país foi atingido por uma tempestade de granizo – e não foi qualquer tempestade não!

Ainda segundo a publicação, as pedras de granizo atingiram o tamanho de uma bola de tênis. “Ontem, na Austrália, ocorreu chuva de granizo com tamanho de uma bola de ténis! Veja o fenómeno…”, diz. Nos vídeos, é possível observar o desespero de moradores e motoristas. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Vídeo mostra chuva de granizo com tamanho de uma bola de tênis ontem na Austrália?

Antes de sair por aí tentando encontrar um amigo australiano ou que esteja morando no país para saber se os cangurus, os avestruzes e os coalas estão bem, leia o que vem a seguir. O vídeo é real, mas não mostra uma chuva de granizo “ontem” na Austrália. Se você quiser saber mais detalhes, então, continua lendo.

As imagens do vídeo impressionam. Elas mostram vidros de carros quebrando, ovelhas mortas no pasto e o desespero de muitas pessoas fugindo da tempestade. E, bem, isso é tudo verdade. Porém, o vídeo não foi gravado na Austrália. Na realidade, as imagens mostram uma tempestade de granizo atingindo várias cidades no norte da Espanha. Outro ponto importante é que esse vídeo não é recente. Ele foi gravado em meados de julho de 2017.

Vale ressaltar que a Espanha já havia sido atingida por tempestades de granizo da mesma dimensão. Meses depois, as tempestades de granizo voltaram a assolar as cidades espanholas e deixaram as ruas brancas. Na época que o vídeo foi gravado e publicado, a Europa enfrentava um dos verões mais quentes da história, condições propícias para a formação de uma chuva de granizo incluem muito calor e umidade.

Só para garantir que está tudo bem com os cangurus, fomos verificar a previsão do tempo no país da Oceania. Como você pode ver neste link, o clima na Austrália não indica, em nada, uma forte tempestade ontem ou em qualquer dia dessa semana.

Em resumo: a história de que a Austrália teria sido atingida por uma tempestade de granizo é falsa. O vídeo é real, porém, as imagens foram feitas em cidades do norte da Espanha. Além disso, o vídeo é antigo e foi gravado em julho de 2017.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.