Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Foto mostra Tetsuya Yamagami, assassino de Shinzo Abe, com imagem de Che Guevara #boato

Foto mostra Tetsuya Yamagami, assassino de Shinzo Abe, com imagem de Che Guevara #boato

Foto mostra Tetsuya Yamagami, assassino de Shinzo Abe, com imagem de Che Guevara, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Está explicado o motivo do assassinato do ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe. O acusado do assassinato, Tetsuya Yamagami, foi flagrado próximo a uma imagem de Che Guevara.

A morte do ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe chocou o mundo. Não só pela importância do político, considerado um dos mais influentes do Século XXI, como pelo fato da morte ter se dado com uma arma de fogo no Japão (país considerado muito seguro e com restrições pesadíssimas ao uso deste tipo de aparato bélico).

A repercussão do caso fez com que rumores surgissem na internet. Um deles apontava para o suspeito do assassinato, Tetsuya Yamagami. De acordo com postagens em redes sociais, ele havia sido flagrado com uma bolsa de Che Guevara, próximo a um quadro do comunista e com um chapéu tradicional russo. Leia uma das mensagens que circula online e veja as imagens:

O assassino do Shinzo Abe, usando uma ushanka, pousando do lado de Che Guevara e usando uma bolsa do mesmo… Não vê quem não quer. Não me admira de que não estejam falando sobre nos grandes jornais, a aqueles que achavam que a doutrinação de que muito falávamos era “fake” uma forçacao de barra com viés político, aí está… EU OS AVISEI!! A esquerda vem se tornando uma ameaça em TODO o globo, estão enfiando seus ideais distorcidos e destopicos na cabeça e guela abaixo de nossos jovens, é muito importante que cuidemos de nossas crianças vigiemos o que assistem, por onde se informam e com quem falam. É importante que ensinemos, desde cedo, os valores da família e cerquemos eles de boas amizades que os ajudem a ser o melhor de si, e não deixar se envolver com essa gentalha, esses maconheiros bandidos e sanguinario

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Foto mostra Tetsuya Yamagami, assassino de Shinzo Abe, com imagem de Che Guevara?

Como vocês puderam ver, o que não faltou foi argumento tentando ligar a morte de Shinzo Abe, considerado um político (assim como a maioria dos políticos de importância do Japão) de direita. Porém, as imagens que estão circulando online não são de Testuya Yamagami.

A mensagem, o histórico e a ausência de notícias sobre a história nos deixaram muito desconfiados da veracidade da informação. A mensagem que circula online tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que a pessoa em questão é o suspeito do assassinato de Tetsuya Yamagami.

Além disso, não é de hoje que “fotos comprometedoras” surgem na internet após crimes chocantes. Já desmentimos no Boatos.org histórias falsas que apontavam que suspeitos de crimes usavam camisetas Antifa, em homenagem a Lula e em homenagem a Bolsonaro. Para fechar a “tríade” do nosso briefing, não há nada sobre o assunto em fontes confiáveis que comprovem que a pessoa em questão é Tetsuya Yamagami.

Ao buscar pelas imagens em questão, chegamos ao veredicto. Ao contrário do que apontam as fake news que circulam por aí, a pessoa que está na foto não é o suspeito da morte do ex-primeiro-ministro. Na realidade, as fotos em questão são de Hideo Kojima, produtor de games que trabalhou muitos anos para a Konami.

A foto de Hideo Kojima com o chapéu típico da Rússia está neste site. Já as fotos de Kojima próximo a imagens de Che Guevara (que não conseguimos confirmar se são reais ou montagens) já circulavam na internet, de acordo com este site grego de checagem, desde, no mínimo, 2019.

Vale apontar que a própria produtora de Hideo Kojima se pronunciou após a fake news. De acordo com postagem em inglês da Kojima Productions, houve indignação sobre o assunto. “A Kojima Productions condena veementemente a disseminação de notícias falsas e boatos que veiculam informações falsas. Não toleramos tal difamação e consideraremos tomar medidas legais em alguns casos”, apontou a publicação.

É importante citar que, pelo o que se sabe de Tetsuya Yagamata, não há nada que aponte que ele seja fã de Che Guevara ou tenha se declarado “comunista” ou “socialista”. De acordo com esta matéria da NPR, ele, inclusive, negou motivações políticas no assassinato.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Tetsuya Yamagata, suspeito (na verdade mais do que isso) do assassinato de Shinzo Abe, era fã de Che Guevara e vestiu um chapéu russo. Trata-se de mais uma fake news “pós-crime” que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso