Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Foto mostra atirador da Flórida usando camiseta comunista #boato

Foto mostra atirador da Flórida usando camiseta comunista #boato

Boato – Nicholas Cruz, atirador que matou 17 pessoas em escola da Flórida, publicou foto usando camiseta com líderes comunistas e fazendo símbolo Antifa (de movimento antifascista) com a mão.

Mais uma vez, os Estados Unidos passaram por um ataque em escolas. No dia 14/02/2018, Nicholas Cruz, de 19 anos, matou , no mínimo, 17 pessoas em uma escola localizada na cidade de Parkland, no estado da Flórida. Assim que a polícia prendeu o atirador, uma foto começou a circular na internet.

A imagem mostrava Nicholas Cruz usando uma camisa com os líderes comunistas Stálin, Lênin, Mao, Fidel e com o pensador Karl Marx. Na foto, o atirador também estaria fazendo um símbolo do movimento Antifa (de esquerda nos EUA). A foto começou a circular em inglês com uma mensagem dizendo que ele é democrata. “I give you, Nicholas Cruz, the Florida school mass murderer and registered Democrat”, diz a mensagem.

No Brasil, a mensagem que acompanha a foto sofreu algumas adaptações. “Fotinho do atirador covarde, que matou 17 crianças na Flórida. Ele participava de grupos e páginas “antifascistas”, Antifas. Mais um socialista da “paz”. Fonte: MSN”, diz uma versão. “O atirador da escola da Flórida mais uma vez era um comunista do Democratas”, diz outra.

Foto mostra atirador da Flórida com camiseta comunista e dos Antifa?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Não precisou muito para a tal foto e a história se espalharem aqui no Brasil. Mas será mesmo que é real a história que aponta que Nicholas Cruz é comunista, foi flagrado com uma camiseta de líderes do comunismo e fazendo um símbolo Antifa? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Não é a primeira vez que falam que alguém que praticou um atentado terrorista nos Estados Unidos é Antifa. No ano passado desmentimos a história que falava do atirador do Texas era Antifa. Na ocasião, a informação era falsa. E agora? Também é.

Após a identidade do atirador da Flórida ser revelada, diversos meios de comunicação começaram a analisar as redes sociais dele. Ao contrário do que aponta a imagem, o perfil de Cruz mostra alguém obsessivo por armas, facas e máscaras. No seu nome de usuário havia a palavra aniquilador. Sobre a foto com a camiseta comunista, não a encontramos em nenhuma matéria séria sobre os perfis dele em redes sociais.

Mas se não é ele na foto, quem é? Saímos para procurar a identidade da pessoa, mas descobrimos que a versão norte-americana do Buzzfeed já tinha o feito. Em uma lista de hoaxes sobre o atirador da Flórida, o site apontou que a imagem foi retirada do perfil de Marcel Fontaine, de 24 anos. Este site confirmou a informação com o próprio Marcel e publicou outra foto do rapaz.

Resumindo: ao contrário do que estão falando nos Estados Unidos e por aqui, a história que aponta que Nicholas Cruz, o atirador da Flórida, foi flagrado com uma camiseta comunista é falsa. A pessoa da imagem é outra e o perfil de Cruz mostra alguém bem distante dos Antifa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99432-5485.