Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Foto mostra que autor de ataque nos EUA era transsexual (menine) #boato

Foto mostra que autor de ataque nos EUA era transsexual (menine) #boato

Foto mostra que autor de ataque nos EUA era transsexual (menine), diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Foto mostra que Salvador Ramos, autor de ataque na escola no Texas (nos Estados Unidos), era uma mulher transsexual (ou menine, como diz a mensagem).

Assim como no caso de outras tragédias, fake news começaram a aparecer depois do ataque em uma escola primária na cidade de Uvalde, no Texas (Estados Unidos). Uma delas “chegou” ao Brasil e aponta para uma particularidade de Salvador Ramos, autor do ataque.

Uma imagem de um rapaz com roupas de mulher aponta que Salvador Ramos seria uma transsexual. De acordo com as palavras em algumas postagens, o autor do ataque seria “menine”. Leia algumas das mensagens que circulam online (não vamos colocar a foto para evitar exposição):

Versão 1: Autor do massacre na escola nos EUA. Adivinha a ideologia dele? Temos que criminalizar o comunismo e todo seu pacote de tranqueiras! RT Versão 2: A MENINE, atirador do Texas, vai vendo Brasil, qual o objetivo??? Eis a menine que matou 14 crianças 1 professora no Texas

Foto mostra que autor de ataque nos EUA era transsexual (menine)?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A história se espalhou, principalmente entre pessoas mais conservadoras. Só que, ao contrário do que apontam as imagens, a pessoa fotografada vestida de mulher não é o atirador da escola no Texas (EUA).

A mensagem, o histórico e a ausência de notícias sobre o assunto já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam online têm características como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem que a pessoa da foto era Salvador Ramos.

Além disso, não é de hoje que imagens são falsamente atribuídas a autores de ataques. Já desmentimos boatos similares sobre Adélio Bispo, sobre o autor de um ataque na Flórida e do autor do ataque em Santa Catarina.

Para terminar, ao buscar por notícias sobre o assunto, nada encontramos sobre Salvador Ramos ser transsexual. Ao contrário, encontramos desmentidos em inglês. Só para citar três: da BBC, da NBC (aqui e aqui) e do The Guardian.

Em todos os casos, é descrito que, na realidade, as imagens que estão circulando na internet é de Sam. Trata-se de uma mulher trans que vive na Geórgia. À NBC, ela declarou que ficou com medo de ameaças que passou a receber na internet após a divulgação das imagens.

Para evitar mais problemas, Sam publicou uma imagem com a data de 25 de maio de 2022 (provando que não era o atirador morto no ataque à escola). Foi dito também o seguinte no Reddit: “Não sou eu, nem moro no Texas”.

Vale apontar que, ao buscar pelo perfil de Salvador Ramos, não há nenhuma informação de que ele era gay. Na realidade, ela era (assim como outros atiradores) um garoto que sofria bullying e que acabou apaixonado por armas.

Resumindo: é falsa a história que aponta que o atirador da escola no Texas (EUA) é transsexual e publicou uma foto com roupas femininas. Quem está na imagem é outra pessoa e Salvador Ramos não era transsexual.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso