Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Foto mostra pessoas caídas em praça da China por causa do coronavírus #boato

Foto mostra pessoas caídas em praça da China por causa do coronavírus #boato

Foto mostra pessoas caídas em praça da China por causa do coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagem mostra o resultado do coronavírus na China. Na foto, milhares de pessoas estão caídas no chão de uma praça por causa da doença.

O coronavírus tem, de fato, causado muita preocupação. Neste dia 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou, inclusive, “emergência global” por causa da doença. O número de mortos já chega a 212 e o número de notícias falsas sobre o assunto só faz crescer e ajuda aumentar, ainda mais, o pânico nas pessoas.

A última que circula online é uma imagem que mostra o que seriam milhares de pessoas caídas no chão (talvez mortas) por causa do coronavírus. No WhatsApp, a imagem é acompanhada de um áudio atribuído a um jornalista alemão que fala em “milhares de mortos” e recomenda que as pessoas não saiam de casa. No Facebook, a foto tem descrições apocalípticas. Confira as mensagens que circulam online:

Cuidado com a desinformação em relação coronavírus (confira 7 fake news no vídeo:

Versão 1: SABEM O QUE É ISSO?? MILHARES DE PESSOAS CAINDO NA CHINA. A SITUACAO É MAIS GRAVE DO QUE ANUNCIADA. AS AMBULANCIAS RODAM PELA RUA PROCURANDO PESSOAS CAÍDAS. GENTE É PRA ORAR CARNAVAL ESTÁ AI MUITOS VAO SER PEGOS DE SUPRESAS E TEREMOS TURISTAS DO MUNDO INTEIRO. ORE.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 2: Meus irmãos essas pessoas que estão aí caídas no chão estão a sofrer com esse vírus chamado de coronavirus, está assim na China, pessoas a doente e a morrerem com este vírus diabólico E não sou, esse vírus está a se espalhar por todo mundo pq agora se encontra em mais de 18 países,Europeus, Americanos principalmente em países Asiáticos Vamos orar pelos nossos irmãos porque eles estão a sofrer muito…

Meu Deus te peço ajuda essas pessoas que estão a sofrer, ajuda a minha família e a família de todo mundo meu pai por favor Te peço pai, não permita que está doença chega em África Meu pai Ajuda os nossos irmãos que foram lá para estudar estão distantes dos seus familiares, e estão a passar dificuldade através desse vírus q está a destruir a população da China papa Por favor ajuda Pai

Versão 3 (transcrição de áudio no WhatsApp): Thomas Eu acabei de receber um um vídeo com áudio de um jornalista alemão que foi na China e fez uma filmagem clandestina. Ele informa que a A situação verdadeira tá totalmente escondida que existem milhares de pessoas mortas. Já eh em que as pessoas caem no chão. As ambulâncias estão correndo a cidade a juntando as pessoas caída no chão, os hospitais sem condições. Atender ninguém superlotado e que a pandemia é considerada mundial, as autoridades estão escondendo a situação e ele pede pra divulgar o vídeo por mais pessoas que possam tá divulgando no mundo inteiro porque é de extrema eh periculosidade. Então ele pede pra evitar qualquer contato com pessoa estranha. é mesmo que seja em pessoas conhecidas, ele falou. Evite o contato. Não fica próximo de forma alguma. Locais que tenham aglomeração de pessoas, né. Eh e se possível ficar em casa o máximo de tempo possível tá, então é uma situação extremamente perigosa no mundo inteiro. Tá.

E ele disse que na China existem vinte e três milhões de pessoas que não podem sair da cidade. São cidades que estão fechadas e cuidadas pelo Exército. Tá só que nesses primeiros dias do mês de janeiro. Em torno de três milhões de pessoas a cada dia entraram saíram na China. Então isso te simulou vírus pelo mundo inteiro e ele é um vírus terrível que demora quatorze dias pra pra aparecer, né pra se manifestar e quando. às vezes, a pessoa já não tem mais existência. O corpo já tá fraco em uma condição assim muito rápida E é por isso que as pessoas caem no chão. como assim cai como desmaio igual desmaiado tá então filhos vou.Vou passar esse áudio pro Tiago também e vamos nos prevenir. Vamos tomar cuidado porque a coisa é muito muito séria. Tá.

Foto mostra pessoas caídas em praça da China por causa do coronavírus?

É fato que a situação na China é séria e merece atenção especial por parte das autoridades de saúde mundiais. Porém, a imagem que circula online não tem nada a ver com o coronavírus ou mesmo tem a ver com a China. Vamos aos fatos.

De cara, as mensagens já nos deixaram desconfiados. Elas têm características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citam fontes confiáveis. Além disso, boatos de imagens fora de contexto têm sido uma tônica nesta “saga coronavírus” (vocês podem ver exemplos aqui e aqui). Aliás, a solução para o caso da “foto em questão” já foi até solucionada por aqui.

Se você é uma pessoa que acompanha todas as atualizações do Boatos.org vai notar que há alguns momentos desmentimos a informação relacionadas diretamente ao conteúdo do áudio do jornalista alemão. Como a parte que fala da imagem em questão vale para esse texto, confira o que foi escrito:

Em relação a um dos conteúdos (que ainda trataremos de forma mais aprofundada), temos uma certeza: ele não é da China. Trata-se de uma imagem que supostamente mostraria “milhares de pessoas mortas em uma praça por causa do coronavírus”. Ele é, na realidade, do dia 24 de março de 2014. Ironicamente, a foto é de um jornalista alemão. O nome dele é Kai Pfaffenbach e a imagem é da Reuters. Porém, não foi feita na China. Veja o que o UOL escreveu sobre a foto na época:

Pessoas se deitam em uma área de pedestre em um projeto artístico para lembrar as 528 vítimas do campo de concentração nazista “Katzbach”, em Frankfurt, na Alemanha, nesta segunda-feira (24). Os presos do campo de concentração, parte da antiga fábrica Adler, foram forçados a uma marcha em direção à morte para os campos de concentração de Buchenwald e Dachau, em 24 de março de 1945. Um total de 528 pessoas foram enterradas no cemitério central de Frankfurt

Como vocês viram, não teve jornalista alemão algum “filmando clandestinamente” o conteúdo que está sendo compartilhado. Agora, vamos ao conteúdo do áudio.

A parte que fala que “milhares de pessoas já morreram” está errada. Como mostramos nos desmentidos que falavam, respectivamente, que 112 mil pessoas e 156 mil pessoas haviam morrido por causa da doença, os números oficiais ainda não chegaram na casa do milhar. Hoje (30/01/2019), temos o total de 170 mortos.

Sobre a força do vírus, ainda não é possível confirmar o que foi dito. O que sabemos até o momento que a proporção de infectados para vítimas fatais mostra uma letalidade de 2% da doença. O número é menor, por exemplo, do que a Sars (que era de 10%) e a MERS (30%). Ou seja: é cedo para falar se o vírus é tão violento assim.

Sobre não sair de casa. Talvez nos locais onde a disseminação do vírus está mais aguda (na China), a orientação pode ser válida. No Brasil, pelo menos por enquanto (já que não há nenhum caso confirmado no país até 30/01/2020), ainda não é preciso “se trancar em quarentena”.

Resumindo: a foto que está circulando em redes sociais não tem nada a ver com o coronavírus ou China. Ela até foi feita por um jornalista alemão, mas é de 2014 e foi feita na Alemanha, mais exatamente em Frankfurt.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2GFiHVj