Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Exército do Equador toma o poder e prende o STF e a esquerda #boato

Exército do Equador toma o poder e prende o STF e a esquerda #boato

Exército do Equador toma o poder e prende o STF e a esquerda, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após confirmarem apoio ao golpe de estado do presidente Guillermo Lasso, o Exército do Equador dissolveu o STF e prendeu todos os esquerdistas.

  Introdução

Mesmo com tudo que passamos nos últimos meses de 2022 e no início de 2023, ainda tem gente fazendo incitação a um golpe de estado aqui no Brasil. Mais uma destas provas é um vídeo e mensagens que estão circulando na internet.

De acordo com mensagens que circulam em redes sociais, o Exército do Equador havia assumido o poder no país e mandado prender o STF (judiciário) e os esquerdistas do país.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Os textos também sugerem que as Forças Armadas do Brasil também deveriam fazer isso e dar um golpe. Como o conteúdo está sendo compartilhado por bolsonaristas, infere-se que seria um golpe a favor do ex-presidente. Leia:

Versão 1: ISSO SIM QUE É EXÉRCITO DIGNO! OS EQUATORIANOS ESTÃO PROTEGIDOS E SUA SOBERANIA ESTÁ FIRME, CONTRA OS ESQUERDOPATAS E ORDEM MUNDIAL!!! VERGONHA ARMADA BRASILEIRA APRENDAM COM O EXÉRCITO DE HERÓIS DO EQUADOR!!! SEUS

Versão 2: EXÉRCITO DO ECUADOR TOMA O PAÍS PRENDE O STF E TODOS DA ESQUERDA UM VERDADEIRO EXÉRCITO ECUADOR ESTA DE PARABÉNS O BRAZIL PASSA VERGONHA ISTO QUÊ E EXÉRCITO  Versão 3: GOLPE DE ESTADO EN ECUADOR Altos mandos del ejército de **confirman su apoyo al golpe de estado del presidente Lasso

  Análise

O vídeo circulou por redes sociais como o Facebook, TikTok e outras. As mensagem tem algumas características de fake news como o caráter alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem o que ocorreu.

Além disso, fake news de cunho golpista são comuns na internet e continuam sendo compartilhadas por aí. Tem um maluco (que de maluco não tem nada, na realidade, é um esperto) que vive compartilhando fake news em seu canal do YouTube (e ninguém faz nada). Ele já falou que o STM havia ordenado a prisão do comandante da Marinha, que o Exército acabou de fechar tudo por causa das urnas eletrônicas e que o Exército pediu o código-fonte das urnas.

Para realizar a checagem, vamos responder a algumas perguntas. Uma delas é se o Exército do Equador realmente mandou prender o STF e a esquerda. A segunda é o que ocorreu no Equador. A terceira é se algo parecido pode ocorrer no Brasil.

Checagem

O Exército do Equador realmente assumiu o poder e mandou prender o STF e a esquerda?

Não. Não há qualquer informação em fontes confiáveis que aponte que o Exército do país assumiu o poder e acabou prendendo membros do Judiciário e esquerdistas. O vídeo em questão foi, na realidade, depois que o presidente Guillermo Lasso deu um “autogolpe constitucional” e fechou o Legislativo do país. O Exército apoiou o presidente.

O que ocorreu no Equador e com o presidente Guillermo Lasso?

Lasso estava sendo ameaçado de impeachment no país em maio deste ano. Usando um mecanismo que existe na Constituição do Equador, ele dissolveu o Congresso e convocou novas eleições (que ocorrerão em agosto deste ano).

Ao contrário do que apontam as mensagens, ele não mandou prender ninguém do Judiciário ou “acabou com esquerdistas”. No momento, Lasso (e não o Exército) está no poder. Mas ele não será candidato nas eleições de 2023.

Algo parecido pode ocorrer no Brasil?

Não pode. A Constituição do Brasil não prevê mecanismos de dissolução do Congresso simplesmente por conta de uma ameaça de impeachment. Vale apontar que, nem aqui nem no Equador, pode-se sair prendendo membros do Judiciário e opositores a esmo. Neste caso, seria golpe aqui e lá.

Conclusão

Fake news 👎❌

É falso que o Exército do Equador assumiu o poder no país e mandou prender o STF e a esquerda. O vídeo que está circulando não tem qualquer relação com isso e o que há é uma incitação de caráter golpista de viúvas da Ditadura.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm