Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Doria e Coronavac viram chacota em telejornal norte-americano, mostra vídeo #boato

Doria e Coronavac viram chacota em telejornal norte-americano, mostra vídeo #boato

Doria e Coronavac viram chacota em telejornal norte-americano, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador Doria e a Coronavac viraram chacota em um telejornal norte-americano. No vídeo, uma dupla de apresentadores debocha dos resultados da vacina com uma tarja escrita “governador sem credibilidade”.

A vacinação contra a Covid-19, uma “luz” no fim desta longa e cansativa pandemia, já é uma realidade palpável no mundo todo. Porém, aqui no Brasil, seguimos assistindo a uma “briga política das vacinas”, tema que tem repercutido bastante nas redes sociais e gerando vários debates entre os internautas, inclusive, como nada passa despercebido na web, dando margem ao surgimento de várias fake news.

Uma publicação que começou a circular recentemente no Facebook, por exemplo, traz um vídeo que provaria que o governador de São Paulo, João Doria, e a Coronavac teriam virado motivo de chacota em um telejornal norte-americano por conta da suposta falta de eficácia da vacina. Nas imagens, é possível ver um casal de apresentadores dando gargalhadas e uma tarja com o escrito “Doria governador without credibility” (em tradução livre, “governador sem credibilidade”). Confira, a seguir, o vídeo em questão e as versões do texto original da publicação que estão rodando online:

Versão 1: O Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tentou tanto os holofotes que ficou conhecido, internacionalmente. Não da forma positiva, como ele gostaria, mas como motivo de chacota. Em telejornal americano, o casal de apresentadores debochou do resultado dos índices de eficiência da CoronaVac, imunizante da gigante farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan e Doria foi mencionado como “governador sem credibilidade”. Uma vergonha para todos os brasileiros! (da Redação)

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 2: Doria vira chacota internacional. Uma vergonha para todos os brasileiros! Em telejornal americano, o casal de apresentadores debochou do resultado dos índices de eficiência da CoronaVac, imunizante da gigante farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan e Doria foi mencionado como “governador sem credibilidade”.

Versão 3: JOÃO DORIA VIRA PIADA INTERNACIONAL A eficácia baixíssima da vacina de Doria (que nem os chineses quiseram!), de apenas 50,4%, virou motivo de chacota na imprensa estrangeira. Doria gastou quase R$ 500 milhões numa das piores vacinas do mundo!

Doria e Coronavac viraram chacota em telejornal norte-americano, mostra vídeo?

O vídeo viralizou rapidamente na internet, não só nas redes sociais, mas também no YouTube. Em um dos canais que fizeram a postagem, o vídeo chegou a alcançar mais de 62 mil visualizações. No entanto, a história por trás das imagens não procede.

E desconfiamos disso, para começar, por conta de alguns indícios presentes na mensagem da publicação que são comuns em boatos online: é vaga (não diz sequer o nome do telejornal e dos tais apresentadores), alarmista (tem o intuito de gerar debates entre os internautas sobre as vacinas contra a Covid-19), possui erros de português e, o mais importante, não cita fontes confiáveis de notícias que possam confirmar a veracidade do vídeo que está sendo compartilhado.

Outro indício que nos levou a desconfiar dessa história toda foi o fato de já haver um enorme histórico de fake news contra o governador Doria. Algumas delas, inclusive, nós já desmentimos aqui no Boatos.org, como aquele que dizia que João Doria iria gastar R$ 22 bilhões com a vacina da China para imunizar São Paulo; outro que dizia que o governador de SP teria sucateado a Ceagesp para privatizar e vender para a China; e até aquela balela de que a rádio Band teria soltado uma “bomba” relacionando o Washington Post, Doria e a China.

E foi aí que, ao buscarmos detalhes sobre o vídeo de hoje, chegamos a algumas informações equivocadas acerca das imagens com a suposta “chacota” com Doria e a Coronavac. Uma delas é que a eficácia da vacina chinesa, ao contrário do que aponta o vídeo, não é de 49%, mas sim de 50,38% (arredondado para 50,4%). Nós até já desmentimos isso em um post anterior.

Além disso, ao pesquisarmos sobre o tal telejornal americano, nada encontramos sobre o suposto deboche dos apresentadores sobre Doria e a vacina. Ao contrário disto, achamos vários desmentidos de diferentes agências de checagem sobre o vídeo que está circulando online.

E-farsas, por exemplo, esclareceu que o vídeo da dupla de apresentadores rindo foi usado para fazer uma montagem, já que, na verdade, as imagens são de uma reportagem do telejornal Morning News Now, publicado no canal da emissora THV11, no dia 22 de agosto de 2017, que mostrava um gato brincando dentro de uma sacola de papel. Daí, o motivo de os apresentadores estarem às gargalhadas.

No vídeo real, é possível ver (a partir do minuto 5:28, mais ou menos) as imagens do tal gato e os apresentadores rindo em seguida, além da tarja que fala sobre a situação do bichano, e não sobre qualquer coisa relacionada a Doria ou à Coronavac, como diz o boato. O Aos Fatos, a AFP e o Estadão Verifica também desmentiram tudo.

Resumindo: A publicação que dá conta de que Doria e a Coronavac teriam virado motivo de chacota em telejornal americano não é verdadeira. O vídeo não passa de uma montagem. Na verdade, os apresentadores são do telejornal Morning News Now e estavam rindo de uma reportagem que mostrava um gato brincando dentro de uma sacola. O vídeo original foi publicado no canal da emissora THV11, em 22 de agosto de 2017.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK