Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Crucifixo da Catedral de Kiev é transferido para bunker após invasão da Rússia em 2022, mostra vídeo #boato

Crucifixo da Catedral de Kiev é transferido para bunker após invasão da Rússia em 2022, mostra vídeo #boato

Crucifixo da Catedral de Kiev é transferido para bunker após invasão da Rússia em 2022, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Vídeo mostra crucifixo da Catedral de Kiev sendo transportado para um bunker  após ataques do Exército russo

A guerra entre Rússia e Ucrânia completou um mês de muita destruição e mortes. Mas apesar do longo tempo, as tropas russas encontram dificuldade para avançar em território ucraniano e tropeçam nas barreiras impostas pela Ucrânia.

Porém, isso não impediu o Exército russo de causar graves estragos em território ucraniano. Depois de atacar zonas residenciais e até um hospital e maternidade na Ucrânia, as tropas russas conseguiram controlar a usina de Chernobyl e afirmaram ter destruído o principal depósito de combustível do Exército da Ucrânia.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, com medo de mais ataques, ucranianos teriam transferido o crucifixo da Catedral de Kiev para um bunker. Segundo a publicação, a última vez que isso teria acontecido foi durante a 2ª Guerra Mundial. No vídeo que acompanha a história é possível ver o suposto crucifixo escoltado por outros dois carros, enquanto civis se ajoelham no acostamento do percurso. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“O crucifixo da Catedral de Kiev é transferido para um bunker.  A última vez foi na 2ª guerra mundial.  O Santíssimo Sacramento, em um veículo, escoltado por outros dois carros – proteção e cortesia – percorre as ruas de uma cidade da Ucrânia.  Impressiona o canto suave e respeitoso do povo, de joelhos ao passar… Ele e os ucranianos se consolam reciprocamente da mesma dor”.

Crucifixo da Catedral de Kiev é transferido para bunker após invasão da Rússia em 2022, mostra vídeo?

A informação viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no WhatsApp e causou revolta. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo e do local da gravação.

Logo ao ler a mensagem, ficamos desconfiados. Isso porque a publicação apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, ao longo da guerra da Rússia contra a Ucrânia, diversas histórias falsas foram compartilhadas nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um coral de crianças da Ucrânia teria gravado uma música para o “sr. Putin”. Também a que indicava que o ataque na maternidade da Ucrânia teria sido uma farsa e, por fim, a que apontava um ucraniano morto nos confrontos contra a Rússia teria se mexido durante uma reportagem de televisão.

Apesar da história ter circulado muito em português, ela é falsa. De acordo com a página Catholic News Agency, um jornalista ucraniano teria afirmado que as imagens não tem nada a ver com uma procissão com os Santos Dons (o crucifixo).

Além disso, o serviço de fact-checking The Observers, da France 24, apontou diversos detalhes que colocam a história em xeque. Segundo o site, o vídeo não é novo. As imagens foram publicadas no dia 20 de abril de 2015, na página RuTube, uma versão russa do YouTube.

Ainda de acordo com a página, no vídeo original é possível ver vários homens segurando um caixão, o que indica que o comboio, na verdade, seja um cortejo fúnebre. E apesar do serviço de checagem não conseguir confirmar o local da filmagem, detalhes indicam que o vídeo tenha sido gravado na Ucrânia.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra o crucifixo da Catedral de Kiev sendo transportado para um bunker é falsa! As imagens são antigas e foram publicadas no dia 20 de abril de 2015, no RuTube, uma versão russa do YouTube. No vídeo original é possível ver um caixão sendo retirado do carro, o que indica que o comboio, na verdade, seria um cortejo fúnebre. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: