Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Casal descobre ossos de animais e sapatos de crianças em caverna de sacrifícios da maçonaria #boato

Casal descobre ossos de animais e sapatos de crianças em caverna de sacrifícios da maçonaria #boato

Casal descobre ossos de animais e sapatos de crianças em caverna de sacrifícios da maçonaria, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Um casal estava caminhando em uma caverna de Oregon (EUA) e descobriu sapatos de crianças e ossos de animais. Isso significa que o local era de sacrifícios.

No TikTok, é comum que influencers visem ganhar likes e compartilhamentos com histórias de “mistério” e que denotam coisas sobrenaturais ou apavorantes. É sobre uma destas histórias que vamos falar hoje.

Um vídeo permeado de trilhas sonoras macabras aponta que um casal descobriu algo “horripilante” em uma caverna de Oregon (EUA). A caverna, da maçonaria, teria ossos e sapatos de crianças. Isso denotaria que sacrifícios estariam sendo feitos no local. Leia a mensagem que circula online (em uma das versões):

O que será que faziam nesse templo em Oregon nos Estados Unidos. Vídeos que tentaram apagar da internet. Um casal caminhava pelas montanhas do Oregon nos Estados Unidos quando encontraram uma caverna com um templo. E nele eles encontraram ossos de animais e uma pilha de sapatos de criança.

Análise da mensagem que circula online

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Um ponto que enfraquece muito a tese está na própria mensagem. Se a analisarmos a fundo, conseguimos perceber todas as características que consideramos presentes em fake news na internet.

A mensagem é vaga (não diz, por exemplo, quando e quem são as pessoas que estão presentes no local), alarmista (dá a entender que a maçonaria realizou sacrifícios de crianças), têm erros de português e não cita qualquer fonte confiável que confirme a informação. Há, ainda, aquele pedido de compartilhamento e de likes.

Histórias misteriosas sobre “coisas sobrenaturais” ou “relacionadas a crimes” são comuns no TikTok. Já desmentimos a “organização” do Dia Nacional do Estupro, da realização de ataques em massa em escolas ou, ainda, de uma criatura que havia sido encontrada no Rio Madeira.

Com isso, chegamos a algumas questões que serão feitas. A primeira é se o relato é real. A segunda é se houve registro de algum ritual de sacrifícios de crianças na caverna. A terceira é se há algo sobrenatural no causo.

O relato da caverna, ossos e sapatos é real?

Na realidade, não é possível comprovar que o relato seja real. Para começar, a história é contada de forma tão vaga que não foi possível descobrir quem era o casal. O máximo que encontramos foi o nome da tal caverna das imagens. Trata-se da Malheur Cave, localizada no Oregon. A forma na qual surgiu a história, por meio de relatos em fóruns como o Reddit e no TikTok também não é muito animadora.

Houve registro de algum ritual de sacrifícios de crianças na caverna?

Não houve. De acordo com esta matéria, a Malheur Cave era mantida pela maçonaria local e estava aberta ao público até 2019. Ela acabou sendo fechada por conta de inúmeros atos de vandalismo no local (isso explica os sapatos, que não são de crianças) no local. Se houvesse algum sacrifício real, isso viraria, com certeza, notícia.

Se há algo sobrenatural no causo em questão?

A única coisa não natural na história é a cara de pau de quem espalhou o causo com caráter acusatório. O local pode ter ossos de animais por mil motivos e não há qualquer relato de sacrifícios e tampouco de “entrada secreta” (visto que o local era público até 2019).

Resumindo: a história que circula na internet é, no mínimo, incomprovada (o que já podemos cravar como boato). Ela não tem qualquer referência em fontes confiáveis e brotou no nada na web.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: