Carro pega fogo após jovem borrifar perfume e acender isqueiro, mostra vídeo #boato

Boato – Jovens borrifam perfume dentro de carro e vídeo mostra momento exato em que eles acendem um isqueiro e pegam fogo. 

Quem nunca deu aquela última borrifada de perfume, antes de sair do carro, para encontrar uma pessoa querida (ou um date) que atire a primeira pedra. Estar cheiroso faz parte dos pré-requisitos básicos de todo encontro.

Às vezes, o atraso não nos permite borrifar as gotas do nosso perfume favorito ainda em casa. Já em outras ocasiões, muita gente gosta de reforçar seu cheiro marcante. E que lugar melhor que o carro para acertar esses últimos ajustes, não é mesmo?

Bem, segundo uma história que anda circulando nas redes sociais, parece que a prática é mais perigosa do que se imaginava. O vídeo que acompanha as publicações (que não vamos exibir aqui) mostra três jovens pegando fogo, após um deles acender um isqueiro momentos depois de um deles borrifar perfume dentro do carro. Confira mensagem:

Nunca Acenda um Isqueiro ou Palito de Fósforo depois de Borrifar ou Aplicar Perfume no Interior do Carro,..!!! Envie pra o Conhecimento dos Outros e Ajude a Salvar Vidas.

Carro pega fogo após jovem borrifar perfume e acender isqueiro, mostra vídeo?

As imagens deixaram muitas pessoas chocadas (e não recomendamos que você assista se é sensível a esse tipo de vídeo), principalmente porque, ao fundo, é possível escutar os gritos de desespero dos jovens. Mas será que essa história de perfume e isqueiro é verdadeira e tudo isso ocorreu por conta de uma borrifada do produto? A resposta é não e a explicação você confere a seguir.

Vamos lá! Para começo de história, a mensagem apresenta o pacote completo de características de boatos online: é vaga, alarmista, possui erros de português, tem pedido de compartilhamento e ainda não cita fontes confiáveis.

Vale ressaltar que esse tipo de boato (que usa vídeos alarmantes) é bem comum na internet. Aqui no Boatos.org, nossa equipe já desmentiu alguns, como o caso do celular que explodiu no bolso da calça de uma menina e também a história do carro que explodiu em um posto de gasolina, porque uma criança estaria jogando no celular.

Decidimos realizar uma busca na internet e descobrimos que, na verdade, o vídeo não é novo. As imagens foram gravadas em 2015, na Arábia Saudita, e a verdade é que elas não mostram uma explosão após os jovens borrifarem perfume.

Na internet, um dos jovens que aparece no vídeo fez questão de esclarecer todo o mal entendido. De acordo com o jovem, ele e o irmão estavam se divertindo dentro do carro (que estava com as janelas trancadas) e gravando um vídeo, quando o isqueiro foi acesso e gerou uma explosão. O jovem disse que a causa do acidente foi um spray aerosol para roupas. E apesar das imagens, os dois jovens tiveram apenas ferimentos leves. Leia depoimento (traduzido):

“Eu e meu irmão estamos bem, graças a Deus. Eu tive 6% do corpo queimado. O que aconteceu foi que nós estávamos nos divertindo no carro, fazendo um vídeo, com as janelas fechadas e sentimos o cheiro de algo engraçado, mas não sabíamos que era Fidfad (um spray para roupas) e não demos muita importância. Então, meu irmão acendeu o isqueiro e o gás pegou fogo”.

Por fim, quando o vídeo viralizou em 2015, no Brasil, a história apresentava outra versão. Na época, postagens em blogs brasileiros indicavam que a causa do acidente teria sido um lança perfume que estava dentro do veículo. Mas, assim como a história de hoje, as publicações não passam de mentira e, inclusive, já foram desmentidas pelo site e-farsas.

Em resumo: a história que diz que um carro pegou fogo após dois jovens borrifarem pefume e acenderem um isqueiro é falsa! O vídeo, de fato, é real, mas foi gravado em 2015, na Arábia Saudita, e não tem nada a ver com perfume. Na realidade, os dois jovens usaram um spray aerosol para roupas, o que causou o acidente. Ou seja, a história não passa de balela e não vale a pena ser compartilhada!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Compartilhe este artigo:

2 comentários em “Carro pega fogo após jovem borrifar perfume e acender isqueiro, mostra vídeo #boato

  • 14/02/2019 em 08:06
    Permalink

    Bom dia! Gostaria de saber como faço para saber se uma notícia é boato ou não?

    Resposta
  • 08/02/2019 em 06:18
    Permalink

    Esclarecer sempre. Eis a questão. Vale sempre lutar contra as falsas notícias. Muito bom!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)