Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Carro explode em posto de gasolina por causa de telefone celular #boato

Carro explode em posto de gasolina por causa de telefone celular #boato

Boato – Vídeo mostra explosão de carro em posto de gasolina. Tragédia aconteceu porque mulher ficou mexendo e criança jogando no celular.

Os mais velhos vão se lembrar de um tipo de atração televisiva dos anos 90 (e um pouco dos anos 2000): os vídeos incríveis. No enlatado norte-americano, eram mostradas histórias incríveis e cenas impressionantes de acidentes. Felizmente, as pessoas nunca morriam. Agora, com a internet, a coisa mudou: vídeo incríveis são compartilhados, histórias impressionantes são contadas e nem sempre todos sobrevivem.

Nos últimos dias, um vídeo de uma explosão de carro em um posto de gasolina começou a circular na internet. A filmagem é acompanhada de um alerta (que está fazendo o vídeo, que resolvemos não mostrar aqui, se espalhar mais ainda): não use telefone celular em postos de gasolina. Encontramos duas versões da história.

A primeira versão dava conta de que a explosão aconteceu enquanto uma criança estava jogando no celular dentro do carro que estava sendo abastecido. A outra conta que o homem saiu do carro, a mulher ficou mexendo no celular e ele explodiu: “É o vapor de combustível que é liberado na hora de abastecer: Não é à toa que tem placa de proibido celular”, diz.

Carro explodiu em posto de gasolina por causa de telefone celular?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

As duas versões da história foram muito compartilhadas. Mas será mesmo que o uso do celular dentro do carro foi o motivo da explosão no posto de gasolina? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de falar do caso em si, devemos alertar para o que sempre falamos: a mensagem tem todas características de boatos online: tem informações vagas, caráter alarmista, erros de português, pedido de compartilhamento e não foi divulgada em nenhum meio de comunicação sério. Sempre que você vir estes elementos em um texto, desconfie.

Infelizmente, o vídeo é real. Mas descobrimos que a história não tem nada a ver com o que está descrito. O caso aconteceu em abril deste ano, na cidade de São Gonçalo (RJ). Uma pessoa morreu e três ficaram feridas. Na ocasião, um carro que estava sendo abastecido com GNV explodiu devido a problemas no cilindro que fazia o abastecimento.

Resumindo: a história que aponta que uma explosão foi causada pelo uso de telefone celular dentro do carro é falsa. Não há, inclusive, uma comprovação científica de que smartphones possam causar tamanho impacto. Se você deseja ou não usar o telefone enquanto abastece, fica ao seu critério.

Assista ao nosso recado sobre celulares que explodem e fotos de pessoas mortas e compartilhe:

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.