Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Brasil vai passar a usar o Ien, moeda chinesa, no lugar do Real #boato

Brasil vai passar a usar o Ien, moeda chinesa, no lugar do Real #boato

Brasil vai passar a usar o Ien, moeda chinesa, no lugar do Real, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após acordo com China que modificou sistema monetário internacional, Brasil vai substituir o Real pelo Ien, moeda chinesa

A recente visita de Lula ao presidente da China Xi Jinping e outros grandes nomes da política chinesa deu o que falar. A viagem tinha como objetivo principal retomar as relações entre os dois países afetadas nos últimos anos.

Além de discutir questões como comércio, investimentos, transição energética, turismo e mudanças climáticas, um dos pontos mais comentados da visita foi a crítica de Lula ao uso do dólar nas transações comerciais. Durante a visita, o Banco Central dos dois países assinaram um acordo para realizarem transações comerciais em yuan e em real.

E em meio à situação, uma história começou a ser amplamente compartilhada nas redes sociais. De acordo com ela, o acordo feito entre Brasil e China teria modificado o sistema monetário internacional, colocando a China no controle mundial. E segundo a publicação, por causa disso, o Brasil vai começar a usar o Ien, moeda chinesa, no lugar do Real. Ainda segundo a história, todo esse contexto pode desencadear a 3ª Guerra Mundial. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Vídeo bombástico!!! Dinheiro em banco brasileiro vai prá China.Será transformado em IEN, moeda chinesa. Assistam esse vídeo!!!!”. Versão 2: “A 3°GUERA MUNDIAL ESTÁ PRESTES ACONTECER POR CULPA DESSE LARÁPIO COMUNISTA LADRÃO FDP.. FAZENDO ALIANÇA COM A CHINA… A MOEDA  VAI SER USADA AGORA NO BRASIL O “IEN” …. SE PREPARA E FAZ O “L”.. E A IMPRENSA DESVIANDO AS NOTICIAS FALANDO  DO BOLSONARO… AAAH VAI À ……”. 

Brasil vai passar a usar o Ien, moeda chinesa, no lugar do Real?

A informação rapidamente viralizou nas redes sociais, especialmente no Facebook, no Instagram e no Tik Tok, deixando muita gente preocupada. Apesar disso, a história não tem um pingo de verdade. A explicação fica por conta dos detalhes do acordo que deram origem à desinformação.

A história de hoje apresenta caráter vago, alarmista e não apresenta fontes confiáveis. Além disso, não existem notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. Como sabemos, todas essas são características de fake news na internet.

Se isso não bastasse, histórias falsas sobre a suposta doutrinação chinesa no Brasil não são um assunto novo por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Rui Costa teria vendido 10% da Bahia para chineses construírem China Tow Bahia. Também a que indicava que um áudio do integrante da cúpula da Mancha Vermelha teria revelado que Lula iria entregar o Brasil para China depois de eleito e, por fim, a que apontava que uma propaganda chinesa na Alemanha teria mostrado a dominação da China no Brasil.

Ao analisar a mensagem, logo percebemos que ela apresenta diversos erros. O primeiro deles é a menção ao Ien (Iene ou Yen) como moeda da China. A cédula não é chinesa, mas sim japonesa. A moeda da China é o Yuan (ou Renminbi).

O segundo erro é sobre o acordo entre o Brasil e a China. O acordo assinado entre os dois país busca “desdolarizar” as transações entre eles. A decisão tem várias utilidades, entre elas, diminuir intermediários nos pagamentos internacionais, agilizar as transações e diminuir os custos desse processo. E é óbvio que esse acordo não vai causar a 3ª Guerra Mundial, uma vez que a desdolarização já ocorre há algum tempo.

O terceiro erro é sobre o Brasil usar o Yuan em substituição ao Real. Isso não vai ocorrer em nenhuma hipótese. O Brasil é um país independente com uma moeda independente. Por fim, o próprio vídeo (que apresenta informações e posicionamento enviesados) não defende a narrativa sustentada pelas publicações. Em nenhum momento, o vídeo aponta que o Brasil passaria a usar a moeda chinesa. E isso só mostra que essa informação surgiu do nada e sem nenhum respaldo (nem mesmo de fontes duvidosas).

Em resumo: a história que diz que o Brasil vai passar a usar a moeda chinesa Ien em substituição ao Real é falsa! O vídeo usado como prova sequer cita a informação. Além disso, o vídeo ainda cita diversas informações equivocadas, como a moeda da China ser o Ien (na realidade, o Ien é a moeda é do Japão) e o acordo de desdolarização entre Brasil e China causar a 3ª Guerra Mundial (o que é mentira, porque a decisão atende a um propósito e já ocorre em outros países).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: