Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Propaganda chinesa na Alemanha mostra dominação da China no Brasil #boato

Propaganda chinesa na Alemanha mostra dominação da China no Brasil #boato

Propaganda chinesa na Alemanha mostra dominação da China no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em TV alemã, China veicula propaganda que mostra chineses vivendo no Brasil e afirma que o país foi dominado pelos chineses

A República Popular da China virou um assunto bastante comentado durante o governo do presidente Jair Bolsonaro. Mas infelizmente, não foi por um bom motivo. Depois de diversos ataques à China (feitos por Bolsonaro, seus filhos e outras pessoas próximas ao presidente), uma tensão se estabeleceu entre os dois países.

A China se tornou o principal parceiro comercial do Brasil, a partir de 2009. Dentre os principais itens exportados estão a soja, o minério de ferro e o petróleo. E o mal-estar gerado pelas provocações e acusações sem fundamento contra a China acenderam um sinal de alerta.

Com isso, as fake news sobre o país seguem pipocando na internet. Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação na internet, a China estaria veiculando uma propaganda na Alemanha, afirmando que dominaram o Brasil. Segundo a história, a prova estaria em um vídeo gravado por uma mulher que diz residir na Alemanha. Nas imagens, é possível ver diversas pessoas asiáticas trabalhando e vivendo em um local que produz abacaxi, abacate, manga etc. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“Olha aí, meu povo, meu povo brasileiro. Olha o absurdo. Um anúncio aqui na televisão da Alemanha, no idioma alemão, e mostrando aqui ó, como se o Brasil ó, já fosse dos chineses, aí ó. Ó. Aí, como se o Brasil já fosse deles. Olha, não mostra um brasileiro. Já tá aqui, mais ou menos já, uns 20 minutos esse comercial. Ainda não vi um brasileiro, tá? Acorda, Brasil. Acorda, Brasil, porque senão, o brasileiro não vai ter mais nação, tá? Porque é isso aí que tão fazendo, tão dando o nosso país na mão deles, olha. Olha lá, eles disfrutando das nossas mangas, ó. Tudo sorridente, ó. Rá… Meu Deus, tende misericórdia, Pai. Olha, a nossa nação, ó. Usando até o nosso mapa aqui ó, na linguagem alemã, aí. Mostrando aqui fora, na Europa, ó. Eles são os donos da terra, dominaram. Ó, ah, lá. Ah lá, disfrutando de todas as nossas riquezas, a preço de banana. Ah, lá, ó. Ó. Ó, o sorriso, ó. Tudo feliz, ó. Explorando as nossas terras, ó. É um absurdo. Acorda, Brasil”.

Propaganda chinesa na Alemanha mostra dominação da China no Brasil?

A informação pegou muita gente de surpresa e viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta das referências apresentadas no vídeo.

Logo de cara, a mensagem nos deixou com um pé atrás. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, como já lembramos anteriormente, a China tem sido um alvo recorrente de fake news. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um teste nuclear realizado pela China teria causado o tsunami em Tonga. Também a que indicava que a China teria soltado diversos pássaros (morcegos), criados em laboratório, no oceano e, por fim, a que apontava que a China teria fechado um acordo com Doria, Moro e Mandetta e iria bancar os três como candidatos, em 2022.

E bem, não foi nada difícil checar essa história. Bastou procurar pela referência deixada pelo próprio vídeo (apontado como propaganda). Em determinada parte do vídeo, é possível ler a frase, em alemão, “dies ist Doalnara Oasis Farm”. Ao fazer uma busca reversas na internet, descobrimos que a tal propaganda, na verdade, não tem nada a ver com a China ou com um anúncio de dominação das terras tupiniquins.

Na verdade, as imagens mostram uma fazenda de alimentos orgânicos, localizada no Brasil, mas administrada por sul-coreanos. A fazenda, chamada Oasis, pertence à empresa sul-coreana Doalnara. O local foi comprado em 2009, por meio de uma subsidiária brasileira, mas só recebeu a licença para produção em 2015. Atualmente, cerca de 500 pessoas moram na propriedade, mas ainda existem outros 11 sul-coreanos espalhados em quatro outras fazendas que também pertencem à empresa Doalnara.

Ao procurar por mais informações, descobrimos que a fazenda Oasis produz diversos alimentos, como soja, milho, arroz, feijão, abacate, manga, banana etc, além de pães bem brasileiros, como o de mandioca. A produção de alimentos é negociada ou distribuída gratuitamente entre os moradores da fazenda (em troca do trabalho no local).

Em resumo: a história que diz que a China veiculou uma propaganda na Alemanha, onde afirma que dominou o Brasil é falsa! No vídeo usado como prova, é possível ver o nome do local onde as imagens foram gravadas. Ao procurar por mais informações sobre o local,  descobrimos que se trata de uma fazenda sul-coreana de produção de orgânicos. A fazenda está localizada no Brasil e pertence à empresa Doalnara. Ou seja, a história não passa de balela (e sequer tem a ver com a China)!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: