Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Bill Gates não possui marca com símbolo da rã (ou sapo) e esses produtos não são sintéticos e nem estão contaminados

Bill Gates não possui marca com símbolo da rã (ou sapo) e esses produtos não são sintéticos e nem estão contaminados

Bill Gates lançou produto com a marca da rã (ou sapo) que é de insetos e alimentos geneticamente modificados, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bill Gates lançou uma marca que tem o símbolo da rã (ou sapo) e os produtos possuem alimentos sintéticos e insetos

Análise

Nos últimos anos, a preocupação com a alimentação deu um salto gigantesco. Cada vez mais as pessoas estão se preocupando com o que comem e também com a origem dos alimentos que colocam na mesa.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, as pessoas precisam ficar atentas. Segundo a história, o magnata Bill Gates teria lançado uma marca de alimentos e ela seria identificada através do símbolo da rã (ou sapo). Ainda segundo a publicação, os produtos que possuem esse símbolo são feitos de alimentos sintéticos e até de insetos e estariam contaminados. De acordo com a história, Bill Gates estaria fazendo isso para reduzir a população mundial até 2030. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

“BOM DIA E BOM INÍCIO DE SEMANA PATRIOTAS DE BEM. PESSOAL QUERO AVISAR PARA VOCÊS QUE TODOS ALIMENTOS QUE ESTÃO PRESENTES NOS SUPERMERCADOS COM ESSE SÍMBOLO QUE VOCÊS ESTÃO VENDO NO VÍDEO QUE É ESSA RÃ SÃO ALIMENTOS DA INDÚSTRIA DO ( C R I M I N O S O ) O SENHOR BILL GATES , LEMBRANDO QUE SÃO ALIMENTOS CONTAMINADOS…..

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

ESSE HOMEM JUNTO COM SEUS COMPARSAS QUEREM DESTRUIR NOSSO AGRO PECUÁRIA ALIMENTAR, POR ESSE MOTIVO ELE TEM VÁRIAS FÁBRICAS DE COMIDAS E CARNES SINTÉTICAS E DE FARINHAS DE INSETOS A MAIS DE 20 ANOS . NÃO COMPREM NADA COM ESSA MARCA DA Rà VAMOS BOICOTAR TUDO QUER FOR FEITO POR ESSE CRIMINOSO PSICOPATA QUE QUER DIMINUIR A POPULAÇÃO MUNDIAL ATÉ 2030. AQUI NA EUROPA O POVO JÁ ESTÁ CIENTE VOCÊS DO BRASIL ABRAM SEUS OLHOS….”.

A história viralizou nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e no Facebook e causou um burburinho na internet. Apesar disso, a história apresenta diversas características de fake news, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

A partir daí, investigamos um pouco mais essa história e vamos te contar os motivos para não acreditar nela: 1) Os alimentos com embalagem de sapo (rã) são de Bill Gates? 2) Bill Gates está fazendo alimentos geneticamente modificados e com insetos que tem o logotipo do sapo (rã)? 3) Ele quer diminuir a população mundial até 2030?

Checagem

Os alimentos com embalagem de sapo (rã) são de Bill Gates?

Não. O símbolo da rã, na verdade, trata-se de um certificado ambiental: o Rainforest Alliance. Esse selo é concedido a empresas que estão engajadas com a natureza e as pessoas. O programa de certificação Rainforest Alliance é focado em atitudes em prol da natureza, do clima, dos direitos humanos e dos meios de subsistência. As empresas que têm o selo possuem fazendas certificadas, seja de alimentos ou florestas.

Bill Gates está fazendo alimentos geneticamente modificados e com insetos que tem o logotipo do sapo (rã)?

Não. O certificado Rainforest Alliance utiliza o símbolo da rã, porque esse animal é encontrado nos neotrópicos, onde os fundadores do Rainforest Alliance começaram a trabalhar nos primeiros projetos de proteção às florestas tropicais. Além disso, as rãs são consideradas bioindicadores por parte dos cientistas. Isto é, uma população saudável de rãs ou sapos indicam que o ambiente está saudável. A partir daí, o símbolo da rã se tornou um símbolo internacional de sustentabilidade.

Além disso, Bill Gates não faz parte da administração ou conselho do Rainforest Alliance. Em 2007, a Fundação Bill e Melinda Gates fizeram uma doação de mais de US$ 5 milhões para a empresa responsável pelo selo Rainforest Alliance. Porém, foi só. Bill Gates não possui relação com o programa de certificação e muito menos faz alimentos geneticamente modificados ou com insetos (até porque uma coisa dessas seria facilmente identificada, uma vez que a produção de alimentos também passa por diversas certificações e análises).

Ele quer diminuir a população mundial até 2030?

Definitivamente não. Essa história é antiga e circula na internet há muito tempo. Aqui no Boatos.org já desmentimos duas vezes (aqui e aqui). Assim como explicamos em todas as oportunidades, as histórias que falam isso sobre Bill Gates não apresentam provas. Mais do que isso, algumas usam vídeos editados e retirados de contexto como prova. Além disso, todas as acusações são tão absurdas que não fazem o menor sentido. Qualquer ação para matar pessoas em massa poderia ser facilmente identificada e punida.

Conclusão

Fake news ❌

Bill Gates não lançou produtos com a marca da rã (ou sapo) e nem está vendendo alimentos geneticamente modificados ou com insetos. A história surgiu do nada e reforça uma narrativa que já foi desmentida diversas vezes em sites de fact-checking: a de que Bill Gates quer reduzir a população mundial. O símbolo da rã trata-se de uma certificação ambiental: a Rainforest Alliance. Ela é concedida, após uma análise criteriosa, para empresas comprometidas com as florestas, o clima, os direitos humanos e os meios de subsistência. Bill Gates não tem nenhuma relação profissional com a empresa responsável pela certificação. E não, o magnata não está produzindo alimentos geneticamente modificados, nem com insetos e muito menos quer reduzir a população mundial. Isso é um conto da carochinha e já foi desmentido várias vezes, justamente porque as fake news nunca apresentaram provas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).