Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Agricultores franceses jogam esterco na janela do quarto de Macron #boato

Agricultores franceses jogam esterco na janela do quarto de Macron #boato

Agricultores franceses jogam esterco na janela do quarto de Macron, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra protesto de agricultores franceses e o momento em que tratores jogam esterco na janela do presidente da França Emmanuel Macron.

Além de manter “más relações” com alguns políticos do Brasil, simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro também costumam “gastar o tempo” atacando alguns políticos estrangeiros considerados (por eles, obviamente) como “inimigos do Brasil”. Um dos principais alvos é o presidente da França Emmanuel Macron. Um vídeo que circula em grupos e perfis bolsonaristas mostra que “ele teve o que merece”.

Um vídeo de um protesto com diversos tratores está sendo acompanhado de mensagens que apontam que foi uma manifestação contra Emmanuel Macron (em algumas das versões, é citado até o passaporte da vacinação). De acordo com os textos que acompanham os vídeos, agricultores jogaram esterco na janela do quarto do presidente da França. Leia algumas das mensagens que circulam online (o vídeo você assiste mais abaixo):

Versão 1: fazendeiros franceses capricharam na pontaria ao homenagear mácron, enchendo seu quarto de m…. justo reconhecimento dos produtores ao “c… de dirigente” que eles têm… Versão 2: Agricultores franceses jogam esterco (b…) na janela do quarto de macron, ele vai deixar a Amazônia em paz por uns dias.… Versão 3: Agricultores franceses jogam esterco na janela do quarto do presidente Macron. O país vive uma onda de protestos contra o passaporte sanitário.

Vídeo mostra agricultores franceses jogando esterco na janela do quarto de Emmanuel Macron?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O vídeo, graças à ajuda de “influenciadores bolsonaristas” e compartilhamentos artificiais, circulou com muita força na internet. Porém, não é verdade que as imagens em questão são recentes ou mesmo são relativas a um protesto de agricultores contra o presidente Emmanuel Macron.

O fato de Emmanuel Macron ser um dos principais alvos (entre presidentes do exterior) de fake news aqui no Brasil já nos deixou alerta. Só de vídeos falsamente atribuídos ao presidente há “tentativas de fechar igrejas”, “protesto de muçulmanos sem máscara” e de “avião do presidente com cocaína”.

Assim como nos outros casos, o vídeo não tinha nada a ver com a mensagem acusatória que o acompanhava (que, por sinal, tem características de fake news como o caráter alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis). Em uma primeira busca sobre o assunto, nada encontramos sobre o tal protesto de agricultores contra Macron e o passaporte da vacinação no país. Ao buscar pelo vídeo, chegamos à verdade.

Uma busca reversa nos indica que o vídeo está na internet, no mínimo, desde 2014. Esta publicação na plataforma de vídeos Daily Motion foi feita em 7 de novembro de 2014. O título do vídeo é “La façade de la préfecture de Châlons-en-Champagne attaquée par les agriculteurs” (A fachada da prefeitura de Châlons-en-Champagne atacada por fazendeiros). Ou seja: ele fala de um protesto em 2014 próximo à prefeitura da citada cidade francesa. Encontramos um vídeo no YouTube falando da manifestação e com as cenas que estão sendo compartilhadas na internet:

Ao buscar por notícias sobre o protesto, encontramos uma vasta cobertura da mídia francesa na época e também um desmentido por parte do serviço de fact-checking da AFP em francês relativo a um boato similar que circulou em 2018.

Resumindo: é falsa a história que aponta que agricultores franceses jogaram esterco na janela do presidente do país Emmanuel Macron em 2021. O vídeo que está circulando na internet é, na realidade, de 2014 e nada tem a ver com o caso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: