Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Lista > Retrospectiva 2022 das fake news – Boatos.org

Retrospectiva 2022 das fake news – Boatos.org

Retrospectiva 2022 das fake news – Boatos.org

Nesta última semana de 2022, o Boatos.org, tradicionalmente, faz a retrospectiva das fake news. De hoje até sábado, vamos listar as fake news que mais nos impactaram neste ano.

Confira a retrospectiva 2022 das fake news em vídeo

O ano de 2022 foi, sem dúvida, desafiador em termos de fake news. Se, por um lado, começamos a sair da pandemia (que ainda não acabou, mas arrefeceu), do outro vivemos períodos de efervescência política.

Em um ano no qual as fake news até outubro preparavam o terreno para a vitória de Bolsonaro nas eleições (como parênteses, temos que apontar que aliados de Lula também espalharam fakes) e que as posteriores ao pleito visavam “patrocinar” um golpe, vivemos altos e baixos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Temas do cotidiano tiveram mais repercussão do que as fake news da pandemia (que já se tornaram repetitivas e cansativas) e, dentro da política, não faltou ataque ao Judiciário, ao “lado inimigo”, utilizando temas sensíveis e, mais recentemente, incitando uma intervenção militar.

Agora, na última semana de 2022, passamos uma régua e fazemos um resumo de tudo que ocorreu neste ano. Edgard Matsuki (esse quem vos escreve), Kyene Becker e Carol Lira escolheram as cinco fake news de maior impacto. Também vamos listar as cinco fake news que mais viralizaram no ano e, no último dia de 2022, vamos publicar a nossa mensagem de fim de ano. Confira o calendário da nossa retrospectiva (a página vai ser atualizada na medida em que os temas forem sendo publicados):

Parte 1 – Vídeo com resumo da retrospectiva 2022

Neste vídeo, que faz faz parte da Retrospectiva 2022 do Boatos.org, Edgard Matsuki, Kyene Becker e Carol Lira escolhem quais foram as fake news que mais os impactaram em 2022. Saiba também quais foram os dois textos mais lidos de 2022 no Boatos.org.

Parte 2 – O melhor do Boatos.org de 2022, por Edgard Matsuki

Em mais uma parte da nossa retrospectiva, Edgard Matsuki, editor do Boatos.org, lista as cinco fake news mais impactantes do Boatos.org em 2022.

Parte 3 – O melhor do Boatos.org de 2022, por Kyene Becker

Em mais uma parte da nossa retrospectiva, Kyene Becker escolhe as cinco fake news que mais a impactou em 2022.

Parte 4 – O melhor do Boatos.org de 2022, por Carol Lira

Hoje, é a vez da Carol Lira falar quais foram as cinco fake news que mais a impactaram em 2022. 

Parte 5 – Cinco fake news que viralizaram em 2022

Em mais uma parte da nossa retrospectiva, veja os cinco textos que mais bombaram no Boatos.org neste ano de 2022.

31\12 – Balanço de como foi 2022 em relação à desinformação

 

 

Marcações: