Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Fast-Checking > Fake News: análise forense prova fraude nas urnas eletrônicas em 2022

Fake News: análise forense prova fraude nas urnas eletrônicas em 2022

Boato – Uma análise forense revelou evidências das fraudes nas urnas eletrônicas nas eleições de 2022. Foi comprovada a fraude.  

Texto da fake news

Análise forense demonstra ainda mais evidências de falsidade nos dados das eleições brasileiras Estudo técnico de um grupo internacional de analistas forenses indica fortes divergências entre as novas urnas e as antigas. Uma análise regional.

Análise forense prova fraude nas urnas eletrônicas em 2022?

Assim como em tantos outros casos que circularam em 2022 que apontavam para evidências de fraude, a informação não passa de um amontado de argumentações sem provas.

Para começar, a argumentação, replicada por sites conspiracionistas nos EUA se baseia em outras fake news já desmentidas no Boatos.org como a de que um argentino teria descoberto a fraude nas eleições. Além disso, são citados métodos que reconhecidamente não comprovam fraude (como a Lei de Benford).

Por fim, temos que ressaltar que a tese não consta em nenhuma fonte confiável e que, apesar de ter sido lançada ainda em 2022, não gerou nenhum impacto no mundo real (apenas ajudou, junto com outras fake news, a incitar golpistas).

Link de referência

Auditoria na Argentina comprova fraude nas urnas brasileiras e é apresentada em live #boato

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Fraude nas urnas no Nordeste foi comprovada e é notícia no exterior #boato

PS: A categoria Fast-Checking é uma nova experiência de checagem rápida do Boatos.org para conseguirmos responder a todas demandas que recebemos. Se a experiência for bem sucedida, ampliaremos o número de desmentimos no site.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso