Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Vinícius Júnior dedica gol da final da Champions League a Bolsonaro #boato

Vinícius Júnior dedica gol da final da Champions League a Bolsonaro #boato

Vinícius Júnior dedica gol da final da Champions League a Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em entrevista ao The New York Times, o jogador Vinícius Júnior dedicou o gol da final da Champions League ao presidente Jair Bolsonaro e disse que ele será reeleito.

Na última semana, foi realizado um dos eventos esportivos mais esperados do ano. Sob os olhares de muitas pessoas, o Real Madrid derrotou o Liverpool por 1 a 0 com um gol do brasileiro Vinícius Júnior. O impacto do feito fez com que uma história voltasse a circular online.

De acordo com postagens que estão circulando em grupos e perfis simpáticos a Bolsonaro, Vinícius Júnior teria dedicado o gol do título ao presidente. Mais do que isso, o jogador do Real Madrid teria dito que “se Deus quiser vai ser reeleito esse ano”. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Patriota CAMPEÂO!!! E fechado com o nosso Presidente!!! Tâmo junto, @vinijr… É Brasil no futebol e @jairbolsonaro nas urnas!!! Versão 2: Boa Vinícius Júnior. Parabéns pela Conquista. Tamo Junto com BOLSONARO 2022. Versão 3: “Dedico esse gol primeiramente a Deus e segundo ao presidente do meu país, Jair Messias Bolsonaro, que se Deus quiser vai ser reeleito esse ano” Vini Jr ao The New York Times.

Vinícius Júnior dedicou gol da final da Champions League a Bolsonaro?

É claro que a história não iria demorar a se espalhar na internet. Porém, não é verdade que Vinícius Júnior dedicou o gol da final da Champions League ao presidente Jair Bolsonaro. A resposta está em uma simples busca sobre o assunto.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem, o histórico e a ausência de conteúdo sobre o assunto já entregam a falsa. As mensagens têm características como o caráter vago, o tom alarmista e os erros de português que comprovem a história.

Não bastasse isso, esse tipo de fake (“figura notável do esporte fez homenagem a Bolsonaro”) sempre circula na internet. Aqui no Boatos.org já desmentimos, por exemplo, fake news que falavam de declarações de Ciro Immobile, Mohamed Salah e Max Verstappen.

Ao buscar pela fonte e sobre a informação, chegamos à verdade. Ao buscar pelo assunto, descobrimos que ele “brotou em redes sociais” e não consta em nenhuma fonte confiável (nem mesmo o New York Times). Ao buscar por menções a Vinícius Júnior no site, descobrimos que só há matéria de cobertura da partida (aqui e aqui). E nenhuma tem a declaração do jogador.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o jogador brasileiro Vinícius Júnior dedicou o gol do título da Champions League ao presidente Jair Bolsonaro. Trata-se de uma fake news do mesmo naipe de tantas outras sobre esporte que apareceram por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso