Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Salah elogia Bolsonaro e dedica gols a presidente do Brasil #boato

Salah elogia Bolsonaro e dedica gols a presidente do Brasil #boato

Salah elogia Bolsonaro e dedica gols a presidente do Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois de marcar três gols contra o Manchester United, o craque egípcio Mohamed Salah dedicou os tentos ao presidente Jair Bolsonaro e elogiou o presidente do Brasil.

Parece que temos uma “nova moda” em termos de boatos envolvendo Jair Bolsonaro. O mais novo tipo de fake é o do elogio de craques europeus ao presidente do Brasil. Há poucos dias desmentimos uma fala atribuída ao atacante italiano Ciro Immobile. Hoje, a história é relacionada ao também atacante Mohamed Salah.

Mensagens que estão sendo compartilhadas em grupos bolsonaristas em redes sociais apontam que o craque egípcio do Liverpool teria, depois de marcar três gols na vitória contra o Manchester United, elogiado o presidente Jair Bolsonaro e dedicado os gols a ele. Leia a mensagem que está circulando online e sendo atribuída a “Jorge Nicolas”.

Após marcar 3 gols no domingo no clássico contra o Manchester United, o atacante egípcio, Mohamed Salah deu uma entrevista dedicando os 3 gols ao Presidente Jair Bolsonaro. “É um grande homem, Firmino, Alisson e Fabinho me falam muito sobre ele. Para ele (Bolsonaro) todos os dias dar o sangue para ajudar uma nação que o odeia sem motivo nenhum, ele tem que ser muito forte mentalmente, e isso me inspira” Fonte: Jorge Nicolas

Salah elogiou Bolsonaro e dedicou gols a presidente do Brasil?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Pode parecer loucura, mas a mensagem atribuída ao jogador egípcio começou a circular com tudo em grupos bolsonaristas na internet (sendo compartilhada, inclusive, por muitos fãs do presidente). Porém, não é verdade que Mohamed Salah fez os tais elogios ao presidente do Brasil.

Além do histórico recente deste tipo de fake news (como no caso de Imobille), a mensagem, há algumas questões lógicas que nos deixam muito desconfiados da veracidade da mensagem (que, cita-se, tem algumas características de fake news como o caráter alarmista e a ausência de citação de fontes confiáveis que comprovassem a alegação).

A primeira está na importância da política brasileira e de Bolsonaro em outros países. Assim como a maioria dos jogadores que não são brasileiros, Mohamed Salah não deve conhecer os meandros da política brasileira a ponto de poder opinar sobre “Bolsonaro dar o sangue”. É possível que ele nem saiba quem é Bolsonaro.

A segunda está na hipótese de Salah “concordar” com Bolsonaro. No exterior, Bolsonaro é apontado pela mídia como um líder populista de direita que se opôs ao combate à pandemia e ainda faz pouco pela defesa do meio ambiente. Salah, por outro lado, tem mostrado posicionamentos contra xenofobia e contra regimes autoritários no seu país. Parece que esse quadro não combina com a fala em questão.

Isso se confirma ao buscarmos detalhes sobre a tal declaração. Ao contrário do que apontam notícias sobre falas de Mohamed Salah após a partida entre Liverpool e Manchester United, não há qualquer declaração dele sobre o presidente do Brasil. O mesmo pode ser visto nas redes sociais dele.

O texto chega a citar como fonte “Jorge Nicolas”. Só que não há ninguém com esse nome no meio esportivo. O mais próximo deste nome é o do jornalista Jorge Nicola. E, mais uma vez, não encontramos nada sobre Salah e Bolsonaro em suas publicações. Ou seja: a história, assim como tantas outras, surgiu “do nada” em redes sociais e não tem qualquer lastro na verdade.

Resumindo: é falso que Mohamed Salah elogiu Bolsonaro e dedicou gols a ele. A mensagem que circula em redes sociais não passa de mais um boato que relaciona jogadores ao presidente do Brasil. Será que estamos diante de uma nova “premiação”: quem faz gol em clássico na Europa ganha fake sobre Bolsonaro no Brasil?

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: