Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Ciro Immobile dedica gol a Bolsonaro e critica imprensa brasileira #boato

Ciro Immobile dedica gol a Bolsonaro e critica imprensa brasileira #boato

Boato – O jogador da Lazio (Itália) Ciro Immobile dedicou o gol e a vitória contra a Internazionale a Jair Bolsonaro. Ele falou, ainda, que o presidente sofre com a imprensa brasileira.

Na última semana, um ocorrido antes da partida Lazio e Genoa causou polêmica na internet. Gestos fascistas feitos pelo adestrador da águia do clube para a torcida causaram indignação e culminaram na demissão dele. Só que, de acordo com uma mensagem que circula online, essa não foi a única manifestação política na Lazio durante a semana.

De acordo com mensagens que circulam online, o atacante Ciro Immobile (artilheiro da Lazio e da seleção italiana) teria feito uma homenagem ao presidente do Brasil Jair Bolsonaro. Ele teria dedicado o gol e a vitória contra a Internazionale ao presidente brasileiro. Ele teria, ainda, falado que Bolsonaro “sofre” com a imprensa brasileira. Leia a mensagem que circula online:

Ciro Immobile, da Lazio dedicou seu gol e a vitória sobre a Internazionale para o Bolsonaro e ninguém noticiou! “Essa vitória sobre a Inter foi muito importante, mas dedico também a vitória para o pres. do Brasil, Jair Bolsonaro. Ele sofre bastante pela imprensa brasileira

Ciro Immobile dedica gol a Bolsonaro e critica imprensa brasileira?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Não demorou para a mensagem se espalhar com toda a força entre grupos bolsonaristas. Só que, ao contrário do que muitos imaginam (e ao contrário do adestrador de águias fascista), Ciro Immobile não se manifestou politicamente nos últimos dias e, muito menos, a favor do presidente Jair Bolsonaro.

O texto, o histórico e as fontes já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. A mensagem tem um caráter alarmista e não cita qualquer fonte confiável que comprove a fala do jogador. Além disso, não é de hoje que declarações de apoio a Bolsonaro são falsamente atribuídas a figuras famosas. Só na editoria esporte, temos exemplos relacionados a Cristiano Ronaldo, Messi e Daniel Alves.

Assim como nos outros casos, a fonte da informação não é lá muito confiável. Descobrimos que o conteúdo surgiu após o caso do adestrador fascista e em perfis de apoio a Bolsonaro. Alguns, inclusive, reforçam desinformações como a “ligação do tráfico com o STF”.

Ao buscar pelas redes sociais de Ciro Immobile, também não chegamos a nada. Desde a última partida entre Lazio e Inter de Milão (no dia 16 de outubro), ele não fez qualquer publicação de apoio ao presidente do Brasil. Além de alguns publis, o que conseguimos ver foi uma “comemoração genérica” após a vitória por 3 a 1 contra o rival.

Vale apontar, antes de terminar, que, ao contrário do que muita gente pensa, é bem possível que Ciro Immobile (assim como a maioria dos moradores da Europa) não faça ideia de quem é Jair Bolsonaro ou mesmo saiba que ele é presidente do Brasil. A “análise midiática” (enviesada, por sinal) faz com que o causo fique mais inverossímil ainda.

Resumindo: é falso que o atacante da Lazio e da seleção italiana Ciro Immobile declarou apoio a Bolsonaro e disse que ele é um “perseguido pela imprensa”. Não há qualquer relato do tipo em fontes oficiais e a história “brotou” em perfis bolsonaristas na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: