Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Vídeo mostra símbolo da Copa do Catar, uma animação em um prédio arranha-céu #boato

Vídeo mostra símbolo da Copa do Catar, uma animação em um prédio arranha-céu #boato

Vídeo mostra símbolo da Copa do Catar, uma animação em um prédio arranha-céu, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Animação em um prédio arranha-céu divulga o símbolo da Copa do Mundo do Catar, mostra vídeo na internet. 

Que o ano de 2022 está recheado de polêmicas e assuntos sérios, como as eleições presidenciais, isso todo mundo já sabe. Mas se existe algo que pode acabar com a tristeza do brasileiro, isso se chama Copa do Mundo.

Neste ano, entretanto, o evento será diferente. Por causa da escolha do Catar como país sede, a Copa do Mundo vai ocorrer apenas em novembro. Isso acontece porque em junho e julho, quando o evento é comumente realizado, as temperaturas ultrapassam os 40º C no Catar.

O fato é que boa parte dos brasileiros já está animado para a competição. E uma história que está circulando nas redes sociais está aumentando ainda mais a ansiedade dos torcedores. De acordo com uma publicação, um vídeo teria mostrado o símbolo da Copa do Mundo do Catar. Ainda segundo a história, o símbolo teria sido visto em uma animação em um prédio arranha-céu. “Símbolo da COPA no Katar ! A tecnologia às vezes assusta, mas pode ser surpreendente tb !!!!”, diz a mensagem que circula online. Assista ao vídeo:

Vídeo mostra símbolo da Copa do Catar, uma animação em um prédio arranha-céu?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muita gente animada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta de elementos presentes no próprio vídeo.

Ao se deparar com  a história, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque a mensagem apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, os erros ortográficos, a falta de fontes confiáveis e a ausência de informações sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias que usam vídeos de maneira equivocada não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o aeroporto Santos Dumont foi invadido por manifestantes da CUT, em 2022, mostra vídeo. Também a que indicava que Neymar teria pedido, em vídeo, votos para Bolsonaro nas eleições de 2022 e, por fim, a que apontava que um vídeo mostraria neve na rodovia Anhanguera, em Pirassununga (SP), em 2022.

Ao procurar pelo vídeo nos canais oficiais da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e do próprio governo do Catar, nada encontramos. Se isso não bastasse, uma rápida olhada no vídeo já mostra que as imagens não têm nada a ver com o Catar ou com a Copa do Mundo.

Já no início do vídeo é possível ver que as pessoas que estão assistindo a tal demonstração são asiáticas do Extremo Oriente (e não se parecem em nada com as pessoas do Oriente Médio). Além disso, todas as mulheres aparecem sem o hijab (acessório obrigatório às cataris, nativas do país). Vale lembrar que as turistas não são obrigados a usar o lenço.

Além disso, o boneco que supostamente seria o símbolo da Copa do Mundo (que é de futebol) aparece jogando basquete. E ao final do vídeo, é possível ver os anéis olímpicos. Se isso não fosse o suficiente, há caracteres chineses na imagem.

É importante ressaltar que o mascote da Copa do Mundo do Catar foi divulgado em abril de 2022 e não tem nada a ver com a animação. Como é possível ver, o mascote La’eeb é um ghutrah, lenço de cabeça típico da cultura árabe.

Por fim, não conseguimos achar a origem do vídeo, mas de longe é possível dizer que não se trata do Catar e muito menos da Copa do Mundo. Na verdade, parece muito mais um contexto de Ásia e de Olimpíadas. É possível que tenha relação com os Jogos de Tóquio ou, ainda, com os Jogos de Pequim

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra o símbolo da Copa do Mundo do Catar durante uma animação em um prédio arranha-céu é falsa! Além do boneco que aparece na animação não lembrar em nada o mascote oficial da Copa do Mundo do Catar, existem elementos presentes no vídeo que desmentem a história. As pessoas que aparecem nas imagens são asiáticas e não do Oriente Médio; ninguém usa ghutrah ou hijab (lenços de cabeça típicos da cultura árabe); o boneco aparece jogando basquete e, por fim, os arcos olímpicos aparecem mais de uma vez nas imagens. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso