Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Neymar pede, em vídeo, voto para Bolsonaro nas eleições de 2022 #boato

Neymar pede, em vídeo, voto para Bolsonaro nas eleições de 2022 #boato

Neymar pede, em vídeo, voto para Bolsonaro nas eleições de 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo em que Neymar fala sobre voto nas eleições é de apoio ao presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

Assim como ocorre de quatro em quatro anos, 2022 terá dois eventos-chave para os brasileiros (cada um ao seu nicho): a Copa do Mundo e as eleições presidenciais (não exatamente nesta ordem). E a história de hoje “mistura os dois temas”.

Um vídeo do jogador Neymar, principal estrela da seleção brasileira, está circulando na internet como se fosse de um pedido de voto ao presidente Jair Bolsonaro nas eleições deste ano. Junto com legendas como “Neymar pede voto para Bolsonaro” e “Bolsonaro neles”, o vídeo mostra, primeira parte, o jogador falando sobre o voto nas eleições e a importância de “se posicionar”. Na segunda parte, o vídeo mostra Neymar cumprimentando o presidente Jair Bolsonaro em clima amistoso. Assista ao vídeo e leia a transcrição da fala.

Neymar: Estamos num momento político importante e sei que cada voto vai decidir o futuro do nosso país não podemos ter votos nulos ou brancos neste momento. Cada voto será importante para a mudança do Brasil para um país ainda melhor para os nossos filhos. Um país que mude para alcançar os nossos sonhos. Geralmente a opinião pública trata o apoio de uma personalidade como oportunismo ou a falta dele como alienação. Não podemos ter medo de nos posicionar é um direito nosso e democrático escolher um candidato.

Neymar pede, em vídeo, voto para Bolsonaro nas eleições de 2022?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou para a história circular com todas as forças na internet, principalmente em tempos de jogos da seleção brasileira. Porém, não é verdade que o vídeo que esteja circulando online seja de um pedido explícito de voto para Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

O vídeo (que, para variar, surgiu em uma plataforma “chinesa” de vídeos, o TikTok) tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que a fala em questão é atual.

Para além disso, não é de hoje que vídeos retirados do contexto (principalmente em plataformas como a citada) servem de combustível para fake news. Já falamos em dois A Semana em Fakes sobre o assunto (em 2021 e em 2022).

Ao buscar sobre o tal vídeo, chegamos ao veredicto. Na realidade, a fala de Neymar foi gravada em 2014. Na época, ele apoiou publicamente o então candidato à Presidência da República Aécio Neves. Veja o vídeo completo em que o jogador cita o nome do candidato derrotado nas eleições da época.

Ao buscar por “apoios de Neymar a Bolsonaro”, não encontramos (pelo menos por enquanto) nenhuma manifestação explícita de pedido de voto nas eleições de 2022. É possível que, dada a proximidade do jogador e da família com o presidente (como pode ser visto aqui, aqui e aqui), possa haver um apoio público até outubro. Porém, o pedido de voto, pelo menos por enquanto, não chegou.

Resumindo: o vídeo que está sendo compartilhado como de um pedido de voto de Neymar para o presidente Jair Bolsonaro em 2022 foi retirado de contexto. O vídeo, na realidade, foi gravado em 2014 e era um pedido de voto em Aécio Neves.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso