Tite é flagrado em visita ao túmulo de Fidel Castro #boato

Boato – Tite foi flagrado visitando o túmulo de Fidel Castro. A prova é uma foto em que o técnico da seleção brasileira de futebol homenageia o ex-presidente de Cuba.

Nos últimos tempos, boatos envolvendo política e futebol têm sido comuns na internet. Há alguns dias, desmentimos histórias falsas envolvendo supostas declarações de jogadores do futebol europeu em relação a Bolsonaro (veja aqui e aqui). Hoje, a situação se inverteu. A figura pertence ao futebol sul-americano e o “homenageado” seria um comunista.

Uma foto de um homem com a mão tocando uma placa com os dizeres Fidel em está circulando na internet junto com a mensagem de que o sujeito seria Tite e a foto havia sido tirada durante uma visita dele ao título do ex-presidente de Cuba. Leia algumas das mensagens que circulam online e veja a foto:

Versão 1: Vai vendo torcida brasileira! O treinador da seleção brasileira TITE em visita ao túmulo do ditador comunista Fidel Castro. Isso confirma sua idiotização política. Entenderam a lacração agora? Versão 2: Tite idolatrando Fidel… Imagem que explica muito bem a índole e o caráter deste indivíduo! Versão 3: Tite treinador da seleção brasileira no túmulo do ditador comunista Fidel Castro, entenderam a lacração agora ? Pegando a energia do ditador comunista.

Tite foi flagrado em visita ao túmulo de Fidel Castro?

Não demorou para a imagem se espalhar em diversos grupos bolsonaristas em redes sociais. Só há um “detalhezinho” que não foi verificado: a pessoa da imagem não é o técnico da seleção brasileira Tite.

Além do histórico recente de boatos envolvendo política e futebol (como apontamos no início do texto), a mensagem já nos deixa desconfiados. O texto que circula online tem características de boatos online como o caráter alarmista, vago, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que Tite esteve no túmulo de Fidel Castro.

Para ajudar, fomos buscar por qualquer referência em fontes confiáveis sobre “visitas de Tite ao túmulo de Fidel Castro” e, como era de se imaginar, nada encontramos. A única referência existente sobre o assunto são as mensagens que circulam em grupos de direita na web.

Ao buscar pela origem da imagem, terminamos de matar a charada. O local da foto é, de fato, o mausoléu em que estão os restos mortais de Fidel Castro (falecido em 2016). Porém, a pessoa da imagem é Miguel Díaz-Canel, atual presidente de Cuba e primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC).

De acordo com este site cubano de notícias, a visita ocorreu no dia 29 de outubro de 2021. Existe ainda um vídeo do próprio PCC que mostra a visita de Díaz-Canel ao túmulo de Fidel Castro. Assista:

Resumindo: é falsa a história que aponta que Tite foi fotografado no túmulo de Fidel Castro em Cuba. A pessoa que está na foto que viralizou na internet é o atual presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel e o técnico da seleção brasileira nada tem a ver com a imagem ou a visita.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet