Richarlison dedicou gols da vitória do Brasil contra Sérvia para Bolsonaro #boato

Boato – Depois de marcar dois gols na estreia do Brasil na Copa do Mundo, Richarlison dedicou gols da vitória contra a Sérvia para o presidente Jair Bolsonaro.

Houve um tempo em que não foram poucos os boatos que apontavam para dedicatórias de figuras do esporte ao presidente Jair Bolsonaro. Com o resultado das eleições de 2022, esse movimento dava mostrar de arrefecer. Porém, bastou o Brasil jogar a Copa do Mundo para o “jogo virar”.

A última das histórias que circula online aponta que o jogador Richarlison teria dedicado os dois gols que ele marcou contra a Sérvia ao presidente Jair Bolsonaro. O texto aponta, ainda, que ele disse que Bolsonaro sempre será “nosso presidente”. Leia a mensagem que circula online:

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

FEZ UM DOS GOLS MAIS BONITOS! E dedica ao homem que despertou nós brasileiros o patriotismo: “- Dedico os dois gols que fiz ao maior patriota brasileiro: Jair Messias Bolsonaro. Ele foi, é e sempre será nosso presidente.” – Richarlison para a TV Globo após jogo com a Sérvia

Richarlison dedicou gols contra Sérvia para Bolsonaro?

A imagem com a suposta declaração de Richarlison se espalhou com todas as forças na internet. Porém, é falsa a informação que aponta que ele dedicou os gols da vitória do Brasil contra a Sérvia para o atual presidente.

O histórico de fake news desta natureza já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. Não foram poucas as vezes em que o Boatos.org desmentiu informações falsas que apontavam para dedicatórias de atletas a Bolsonaro. Desmentimos, por exemplo, fake news que apontavam para dedicatórias de Verstappen, Hamilton, Immobile e outros.

Assim como nos outros casos, a suposta declaração de Richarlison foi inventada na internet. A prova disso está em dois pontos. O primeiro é que Richarlison não declarou apoio a Bolsonaro nas eleições (aliás, já já vamos desmentir a fake news que aponta que ele “apoiou Lula”). O segundo é que na fala à Globo, Richarlison nada falou sobre política.

Na entrevista do pós-jogo, Richarlison falou sobre a lesão que teve antes da Copa do Mundo, sobre o drama que passou pela incerteza de ir para a Copa e sobre o segundo gol, de voleio (em que ele lembrou que havia marcado durante os treinos da seleção na Itália). Em nenhum momento, ele faz qualquer citação a Bolsonaro ou à política do Brasil.

Ao buscar pela declaração em qualquer fonte confiável pela informação, nada encontramos. Ou seja: ela, de fato, brotou na internet e não tem qualquer fundo na realidade.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Richarlison dedicou os gols da vitória do Brasil contra a Sérvia ao presidente Jair Bolsonaro. Ele não falou nada sobre política após o jogo e a declaração é mais uma inventada na web.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet