Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Patinador cego dança música La Cumparsita em pista de gelo #boato

Patinador cego dança música La Cumparsita em pista de gelo #boato

Patinador cego faz performance no gelo ao som de La Cumparsita, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra a performance incrível de um patinador cego que dançou La Cumparsita em pista de gelo.

Vídeos impactantes são sempre um prato cheio para a disseminação de desinformação na internet. A prova disso está em um vídeo clássico que mostraria a performance de um patinador de gelo.

Nas imagens, um casal faz uma apresentação com a música La Cumparsita (descrito como La Comparsita) ao fundo. Junto ao vídeo, há a informação mais surpreendente: o homem que se apresenta seria cego e teria uma linda história de vida. Leia (o vídeo você assiste mais abaixo):

Versão 1: Eese jovem Patinador é  cego. Ele sofreu um acidente na infância, quando sua mãe pulou do sétimo  andar, que este pegava fogo, sua mãe abraçada  com ele morreu, mas ele ficou com deficiência visual. Aqui esta uma das mais lindas apresentações  no gelo com sua parceira em Helsing. Na valsa Comparsita. Impressionante.

Vídeo: é falso que Alexandre de Moraes disse que quer corroer a democracia

Versão 2: Esse casal dançando sobre patins no gelo o tango mais famoso do mundo “La Cumparsita”, do compositor Uruguaio Geraldo Matos Rodrigues, por si só é um espetáculo inesquecível. Entretanto o que torna esta dança uma obra divina é o fato do patinador ser CEGO!!!

Patinador cego dança música La Cumparsita em pista de gelo?

Pelo vídeo ser incrível e pela história tocante, o que não faltou foi gente se emocionando e compartilhando o conteúdo. Se você fez isso por conta da performance, está ótimo. Se fez porque o homem é cego, está péssimo. Isso porque a mensagem que acompanha o vídeo é falsa.

Na realidade, trata-se de uma fake news que já foi desmentida pelo Boatos.org lá em 2020. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos sobre o assunto:

Ao olhar a publicação, logo ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, a equipe do Boatos.org já desmentiu por aqui algumas histórias falsas sobre feitos incríveis realizados em performances, como a que dizia que robôs teriam dançado na Disneylândia da China, também a que apontava que uma bailarina de 73 anos teria dançado com o neto em uma apresentação incrível e, por fim, a que indicava que a neta de Agnaldo Rayol teria cantado Ave Maria junto com o avô.

Não foi preciso ir muito longe para descobrir a verdade sobre a história de hoje. Ao olhar o lettering que aparece no vídeo, percebemos que o nome dos patinadores aparece nas imagens.

A partir daí, foi simples. Ao procurarmos pelo nome do patinador Ivan Bukin, descobrimos que ele não é cego. O patinador, que é russo, compete ao lado de sua parceira Alexandra Stepanova, que também aparece nas imagens. Os dois foram quatro vezes medalhistas em campeonatos europeus de patinação artística no gelo. No Campeonato Mundial de Patinação Artística de 2021, a dupla terminou em 5º lugar na categoria dança no gelo (onde não são permitidos saltos e nem arremessos).

Além disso, o vídeo da história também mostra o nome da cidade de Helsinque, capital da Finlândia. Com todos os dados em mãos, resolvemos procurar por mais informações sobre o vídeo e descobrimos que ele foi registrado no Campeonato Mundial de Patinação Artística de 2017. Na época, a dupla terminou em 9º e 10º lugar nas categorias onde competiram.

Se isso não bastasse, a música apresentada não é apenas o tango La Cumparsita, mas sim uma seleção de músicas de tango do compositor argentino Astor Piazolla (assim como mostra o vídeo). É possível ver que a música que toca no vídeo foi sopbreposta à canção original.

Por fim, temos alguns exemplos de patinadores cegos, como a patinadora artística estadunidense Lisa Ferris, que chegou a treinar patinação no gelo, mas não pode competir profissionalmente. Também temos o caso da patinadora argentina Marianela Fernández, que compete profissionalmente na patinação artística sobre rodas. Ambas as patinadores conseguem realizar diversos movimentos, como espirais e poses, entretanto não conseguem executar saltos.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que um patinador cego interpretou a música La Cumparsita. O homem não é cego, a música não é esta e o vídeo foi utilizado em uma fake news que já desmentimos por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso