Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Nadador homem da Finlândia é flagrado em competição feminina com a “parte de fora” #boato

Nadador homem da Finlândia é flagrado em competição feminina com a “parte de fora” #boato

Nadador homem da Finlândia é flagrado em competição feminina com a “parte de fora”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra nadador homem com o maiô da Finlândia e com os testículos à mostra participando de competição feminina.

Desde quando o deputado federal Nikolas Ferreira fez um pronunciamento considerado transfóbico por algumas pessoas, tem circulado na internet mensagens tentando “passar pano” para a fala dele.

Uma delas aponta para algo que teria ocorrido em uma competição de natação. Uma imagem mostra um homem de maiô com os testículos à mostra. Junto à imagem, estão circulando mensagens que apontam que o sujeito seria um nadador participante da competição feminina. Leia a mensagem que circula online:

Eu tenho que achar normal e chamar de moça esta pessoa com o saco pra fora que compete na natação feminina para não ser enquadrado no crime de transfobia? Isto é um deboche com a cara da sociedade!

Nadador homem da Finlândia é flagrado em competição feminina com a “parte de fora”?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A imagem começou a viralizar com força entre grupos no WhatsApp, principalmente por quem não é muito ligado a questões de gênero. Porém, é falsa a informação que aponta para a “nadadora homem da Finlândia” com a parte de fora.

O que não falta na internet é informação falsa que se utiliza de imagens fora de contexto para que seja criada uma narrativa. Já desmentimos, por exemplo, que um autor de um ataque nos EUA seria um transexual e que um mascote trans foi criado na Bahia.

Ao buscar pela imagem, descobrimos algumas coisas. A primeira é que ela não foi tirada em uma “competição de natação”. Na verdade, o cidadão da imagem estava em uma aglomeração e, por sinal, de tênis e meia (difícil ser um nadador). A segunda é que a foto é antiga.

Achamos postagens de 2010 da imagem. Na época, não havia qualquer menção a competição de natação. Ou seja: a tese em questão só surgiu agora, na esteira, da declaração de Nikolas Ferreira.

Resumindo: ao contrário do que apontam mensagens que circulam online, a pessoa da imagem com “as partes de fora” não é uma nadadora trans que competiu em uma prova feminina. Trata-se de uma fake news com o intuito de tentar balizar a fala de um deputado bolsonarista.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: