Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pegou fogo após incêndio criminoso #boato

Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pegou fogo após incêndio criminoso #boato

Boato – Incêndio criminoso atingiu Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Fogo destruiu destruiu documentos e vídeo mostrou tudo.

Quem acompanha o Boatos.org sabe que uma parte dos boatos que circulam online vêm de versões distorcidas de uma história real. Às vezes, notícias, vídeos e imagens distorcidas. A lista já é grande e ninguém está livre.

A última que circula no Whatsapp e Facebook aponta para um suposto vídeo do incêndio no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Na publicação, o texto alerta para a perda dos documentos e arquivos que comprovariam a corrupção na reforma do estádio. Leia o que diz a publicação e assista no vídeo.

ESTÁDIO Mané Garrincha… Pegou foto hoje sexta feira dia 31 de Maio, aonde fica a documentação dos gastos..Que era pra ser de R 300 milhões foi de R 1 bilhão..Ia ser investigado a partir do dia 3 de Junho…Famosa queima de arquivo kkkk

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pegou fogo e provas de corrupção foram apagadas?

É claro que o vídeo deu o que falar, ainda mais pelas polêmicas envolvendo a construção do estádio (que é alvo da Operação Panatenaico). Mas será mesmo que um incêndio atingiu o Mané Garrincha e destruiu as “provas de corrupção”? A resposta é não. Entenda o porquê.

Vamos lá! Para começo de conversa, a história apresenta as principais características de boatos online. É vaga, alarmista, não cita fontes confiáveis e possui erros de português. E não é só isso: a história também segue o bonde dos boatos com vídeos fora de contexto. Já aconteceu na história das Cataratas do Iguaçu, na queda do Boeing 737 e no tubarão em Marataízes e muitas outras.

Resolvemos buscar mais informações sobre o assunto, mas a realidade é que não encontramos nada sobre o incidente. E, cá entre nós, se a notícia fosse real, seria merecedora de pelo menos uma manchete.

Ao buscar pelo vídeo, matamos a charada! As imagens são reais e recentes, porém, não têm nada a ver com o Mané Garrincha. Na realidade, o vídeo mostra um incêndio na subestação 3 da Companhia Energética de Brasília (CEB) no dia 29 de maio de 2019. O incidente interrompeu o abastecimento de energia e causou transtorno no trânsito. De acordo com a companhia, o incêndio foi provocado pelo óleo de um dos três transformadores que teria esquentado.

Por fim, mas não menos importante. Há inquéritos investigando irregularidades na reforma do Estádio Mané Garrincha. Contudo, os documentos do processo estão são e salvos na mão do Ministério Público Federal do Distrito Federal, que deflagrou a Operação Panatenaico para investigar o caso.

Resumindo: o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, não pegou fogo e muito menos destruiu as provas de corrupção. Isso porque a história é fruto de mais um vídeo divulgado fora de contexto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.