Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra momento da queda do avião Boeing 737 na Etiópia #boato

Vídeo mostra momento da queda do avião Boeing 737 na Etiópia #boato

Boato – Vídeo filmado de um carro mostra momento exato da queda do avião Boeing 737 MAX 8 na Etiópia e choca internautas nas redes sociais.

Um acidente no dia 10 de março de 2019 com uma aeronave Boeing 737 MAX 8 causou grande comoção em diversas partes do mundo. O avião, que tinha como destino o Quênia, caiu 6 minutos depois de decolar, na Etiópia. O acidente deixou 157 pessoas mortas e as causas do acidente ainda não foram divulgadas.

Em meio à tristeza, vídeos começaram a surgir nas redes sociais, indicando se tratar do momento exato da tragédia. Segundo publicações que acompanham o vídeo (que não vamos exibir aqui), as imagens mostram a queda do avião Boeing 737 MAX 8, que teria explodido ao atingir o solo.

“Momento da queda do avião 737 na Etiópia infelizmente mais uma tragédia”, diz um dos textos. “Olha a queda desse avião na Etiópia”, diz outro. “QUEDA DO AVIÃO NA ETIÓPIA! Está circulando esse vídeo pela rede, onde afirmam ser o avião que caiu na Etiópia e matou 157 pessoas. Imagem forte!”, aponta um terceiro. “[ACIDENTE AÉREO] Veja o exato momento em que o Boeing 737 Max 8 cai na Etiópia”, diz a quarta versão.

Vídeo mostra momento da queda de avião Boeing 737 na Etiópia?

As imagens deixaram muitas pessoas chocadas. Nas redes sociais, muitas publicações lamentando a tragédia e pedindo orações pelos mortos. Mas será que o vídeo realmente mostra o acidente de um Boeing 737 na Etiópia? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vamos lá! Para começo de história, a mensagem apresenta algumas características de fake news na internet: é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita nenhuma fonte confiável (ou indica a origem das imagens). Isso, por si só, já causa grande desconfiança.

A dúvida aumenta ainda mais quando lembramos que vídeos falsos ou fora de contexto atribuídos a acidentes reais são bem comuns na internet. Em 2019, a equipe do Boatos.org já desmentiu alguns deles, como o vídeo que mostraria o momento exato do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) e também o desmoronamento da Pedra da Boca, em Minas Gerais.

Resolvemos buscar por mais informações sobre as imagens, mas não encontramos nenhuma publicação recente relacionando o vídeo ao acidente. Um vídeo que mostraria o momento exato do acidente, no mínimo, estaria em algum veículo de comunicação, como prova do que ocorreu.

Foi aí que descobrimos a origem das imagens. Na realidade, o vídeo circula na internet desde 2013. E o acidente não tem nada a ver com a tragédia na Etiópia. A aeronave que aparece nas imagens, na verdade, era um Boeing 747 (e não o Boeing 737 MAX 8 envolvido no acidente). Além disso, o avião tratava-se de uma aeronave de carga, que caiu no Afeganistão e deixou sete tripulantes mortos.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra o momento exato do acidente do Boeing 737 MAX 8, na Etiópia, é falsa! As imagens, na realidade, mostram um acidente em 2013, no Afeganistão. Ou seja, a história não passa de balela. Não compartilhe fake news!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.