Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Zé Ramalho gravou paródia “O Satanás” em homenagem a Lula #boato

Zé Ramalho gravou paródia “O Satanás” em homenagem a Lula #boato

Zé Ramalho gravou paródia O Satanás em homenagem a Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Zé Ramalho fez paródia da música Avôhai chamada “O Satanás”, em que fala da corrupção do governo Lula

Nascido em Brejo do Cruz, na Paraíba, em 3 de outubro de 1949, o cantor Zé Ramalho foi influenciado desde cedo pela música. Primeiro, pelo rock’n’roll e, depois, por cantores e violeiros do sertão com músicas regionais.

Antes de se tornar um cantor mundialmente conhecido, Zé Ramalho quase virou médico. Ele chegou a cursar medicina, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mas largou o curso no segundo ano, para se dedicar à música.

Um dos maiores sucessos de Zé Ramalho é a canção “Avôhai”, uma homenagem ao seu avô. E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o cantor Zé Ramalho teria feito uma paródia da música Avôhai chamada “o Satanás” em homenagem ao presidente Lula.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Segundo a história, a paródia falaria de um político corrupto, que teria roubado o povo no mensalão e que o Nordeste não quer mais. Ainda segundo a canção, o político teria prometido acabar com a seca, mas abriu o buraco e abandonou a obra, além disso o político teria enchido o Nordeste de promessas, que agora teria acordado. “NOVA MÚSICA DE ZÉ RAMALHO ‘O SATANÁS’”, diz a mensagem.

Zé Ramalho gravou paródia “O Satanás” em homenagem a Lula?

A informação bombou nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e deixou muitos fãs do cantor Zé Ramalho alvoroçados. Entretanto, a história não é verdadeira. A explicação está na origem da paródia.

Ao se deparar com a história, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre músicas em homenagem a políticos não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Amado Batista teria gravado uma paródia de música criticando a esquerda, o PT e o Lula. Também a que indicava que cantores sertanejos como Chitãozinho & Xororó, Daniel e Michel Teló gravaram música A Nossa Voz para campanha de Lula e, por fim, a que apontava que Led Zeppelin teria feito música com trecho sobre “voto no Lula”.

Ao procurar por mais informações na internet, descobrimos que o perfil do cantor Zé Ramalho não é adepto a posicionamentos políticos. Existem histórias, como a que ocorreu em 1980, onde Zé Ramalho foi se apresentar em João Pessoa (PB) e teria sido procurado por uma comitiva do PT, que o pediu para ler um manifesto contra a prisão de Lula. Na época, Zé Ramalho teria dito que é um cantor, não um político e se negou a ler o manifesto e assinar um abaixo-assinado. Outro episódio foi o que ele decidiu desautorizar a reprodução de uma música por Sérgio Reis após ele se posicionar a favor de um golpe no 7 de setembro de 2021.

Se isso não bastasse, ao procurar por mais informações sobre o vídeo, descobrimos o vídeo publicado no Tik Tok é uma montagem e não tem nada a ver com o cantor Zé Ramalho. Na realidade, a música é uma criação do cantor Dom Sincero, do Rio Grande do Norte. Em sua página no Tik Tok, é possível perceber a semelhança entre as vozes dos cantores. Mas como é possível observar, se tratam de pessoas diferentes.

Em resumo: a história que diz que Zé Ramalho gravou a paródia “o Satanás” para o presidente Lula é falsa! Ao procurar por mais detalhes sobre a paródia, descobrimos que ela foi escrita pelo cantor Dom Sincero, do Rio Grande do Norte, e não tem nenhuma relação com o cantor Zé Ramalho. O vídeo usado como prova da história de hoje é apenas uma montagem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso