Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Rodrigo Santoro apoia Bolsonaro e posa com camiseta de apoio a candidato #boato

Rodrigo Santoro apoia Bolsonaro e posa com camiseta de apoio a candidato #boato

Boato – O ator Rodrigo Santoro resolveu se posicionar a favor de Jair Bolsonaro. Ele posou com uma camiseta com os dizeres Bolsonaro Presidente.

A lista de celebridades que têm se envolvido nas eleições de 2018 é extensa. Dentre os “#elenão” e os “#elesim”, o que não falta é artista dando pitaco. Outra lista que vem crescendo é a dos artistas não apoiam ninguém, mas que aparecem em propagandas falsas de candidatos.

Já falamos dos casos de Sandy, Ivete Sangalo e outros. Hoje, a personalidade da vez é Rodrigo Santoro. De acordo com uma imagem que circula na internet, ele teria posado com uma camiseta com os dizeres Bolsonaro Presidente. “Nunca precisou da lei Rouanet. É o artista brasileiro mais conhecido em Hollywood. Taí a diferença” diz a mensagem.

Rodrigo Santoro posou com camiseta de apoio a Jair Bolsonaro?

Uma mistura de um artista consagrado, um candidato e um discurso sobre a Lei Rouanet… é claro que a mensagem iria resultar em muitos compartilhamentos. Mas será mesmo que Rodrigo Santoro posou com uma camiseta Bolsonaro Presidente? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Antes de falar do caso de hoje, precisamos relembrar outro boato envolvendo Rodrigo Santoro e política. Há algum tempo circulou uma imagem de Rodrigo Santoro com uma placa “fora Bolsonaro”. Atenção: ela também é fruto de uma montagem e os detalhes você pode ler aqui.

Dito isso, voltamos ao caso da “camiseta Bolsonaro Presidente”. A resposta do caso é simples, mas vamos devagar. Primeiro ponto: a fonte da informação. Ao pesquisar sobre de onde saiu a tal história, descobrimos que ela “brotou” em perfis no Facebook. Ao olhar os perfis oficiais do ator, nada encontramos sobre política.

Segundo ponto: a mensagem. Ela carrega o discurso clichê das fake news. É vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis (notamos que as pessoas têm errado pouco a ortográfica. Seria a “profissionalização das fake news” para as eleições?). Mesmo “sem erros de português”, a mensagem joga algumas informações erradas.

Além de tratar a Lei Rouanet de forma pejorativa, ela aponta que Rodrigo Santoro “nunca precisou da lei”. Se a mensagem quis dizer que ele nunca participou de um filme que recebeu ajuda das leis de incentivo à cultura, ela está errada. Em uma busca rápida na web, identificamos, no mínimo, um filme que recebeu incentivos culturais e foi estrelado pelo ator: Os Desafinados.

Só por esses motivos, a mensagem não deveria ser compartilhada (ela não contribui para o debate saudável sobre política). Mas tem o ponto primordial: a imagem que circula online é uma montagem. A imagem está na página de uma agência que intermedeia trabalhos para atores e modelos. Olha um print dá pagina aí com a camisa sem nenhuma mensagem.

Olha a camiseta certa do Rodrigo Santoro (Foto: Actors e Arts/Divulgação)
Olha a camiseta certa do Rodrigo Santoro (Foto: Actors e Arts/Divulgação)

Vale dizer mais uma coisa. Rodrigo Santoro já foi instado a se posicionar sobre política e ele se reservou ao direito de não responder as perguntas diante das câmeras. Ou seja: salvo a hipótese de que ele mude de ideia, você não deve ver nenhuma manifestação dele pró ou contra Bolsonaro.

Resumindo: a mensagem que aponta que Rodrigo Santoro posou com uma camiseta com os dizeres Bolsonaro Presidente é falsa. Ela não passa de mais uma montagem com artistas e eleições que circula na internet.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164